Encontro com profissionais de Educação Física aborda o papel da categoria na área da saúde

Na ocasião foram debatidas possíveis ações de integração com o município
Foi destacada a importância da categoria em ações preventivas e de tratamento na saúde Foto: Ascom/PMSPA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, recebeu representantes da Comissão dos Profissionais de Educação Física da Região dos Lagos, vinculados ao Conselho Regional de Educação Física (CREF1). No encontro, foi abordada a atribuição dos profissionais da categoria nas ações preventivas e de tratamento na área da saúde, inclusive em decorrência da Covid-19. Também foram debatidos projetos futuros de integração com o município.

O secretário municipal de Esportes, Ricardo Ramos Gaspar, destacou que a parceria entre a gestão pública, o Conselho e as Comissões de Educação Física irão trazer benefícios para a população aldeense. “Estamos trabalhando em propostas para incluirmos a Educação Física como atividade essencial no município, desta forma, em tempos difíceis, como o que estamos vivendo, nós podemos até diminuir o fluxo de atendimentos, mas não iríamos parar. Isso irá trazer um benefício muito grande para a população, que terá direito à atividade física sempre presente. Esse encontro foi muito importante para dialogarmos sobre como essa inclusão pode ser abordada e realizarmos a integração com o conselho da categoria e a administração municipal”, disse.

A atuação da categoria na saúde foi pontuada pelo presidente da comissão regional, Alexandre Motta, que destacou a disponibilidade da administração pública em receber os profissionais da área para diálogo. “Agradeço por nos receber e ouvir nossas propostas de inclusão dos profissionais de educação física nos dispositivos municipais. Muitas pessoas ainda têm dificuldade em associar nosso trabalho à área da saúde, se prendendo apenas às atividades ligadas à estética. Aproveito para parabenizar o governo municipal, por reconhecer, como já é determinado pelo Ministério da Saúde, nossa categoria nas primeiras fases de vacinação, como profissionais da saúde, que também somos”, pontuou.

O incentivo à atividade física, ainda que dentro de casa, neste primeiro momento, também foi abordado. “Nossa intenção é encontrar um denominador comum com o município, para através da nossa atuação como profissional, dentro do que a gestão pública regulamentar, atuar para garantir a saúde da população por meio da ação preventiva que a prática de atividades físicas oferece. Aproveito para reforçar que é muito importante que a população acate as determinações do município neste momento, e fique em casa. Mas, não deixem de praticar suas atividades físicas neste período. Tire alguns momentos do seu dia e faça uma atividade leve, como uma caminhada, ainda que no perímetro de sua residência”, declarou o profissional de Educação Física, Afonso Emmel Licht.

O presidente da Comissão dos Profissionais de Educação Física de São Pedro da Aldeia, Daniel Salaíbe, também esteve presente no encontro e apontou a relevância da atividade física, não apenas no momento de reabilitação após traumas e recuperação de doenças, mas também como uma forma de fortalecer a musculatura, atuando como preventivo. “A inclusão do profissional de Educação Física como atividade essencial nos dispositivos municipais é de grande importância tanto para a categoria, quanto para a população que será assistida. É um trabalho que vai além da reabilitação, a atividade física guiada pelo profissional é uma medida de prevenção também”, concluiu o presidente da comissão no município.