Search

Encontro do Conselho Comunitário de Segurança Escolar alinha ações para ano letivo de 2026

Autoridades e representantes de órgãos ligados à proteção escolar em São Pedro da Aldeia participaram de uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança Escolar (CCSE). O encontro, realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, teve como objetivo alinhar demandas das escolas e estratégias para o próximo ano letivo. Estiveram presentes representantes das unidades escolares, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), por meio da Patrulha Escolar, representantes da OAB e do Conselho Tutelar, além de membros da sociedade civil.  

A secretária de Educação, Danielle Corrêa, destacou a relevância do encontro. “Durante a reunião extraordinária da Patrulha Escolar, reforçamos a importância do Conselho de Segurança Escolar como ferramenta essencial para garantir ambientes mais seguros e acolhedores. Ouvimos atentamente as demandas dos diretores e, juntos, elaboramos estratégias e medidas práticas para enfrentar os desafios das escolas. O compromisso é seguir com ações concretas, priorizando o bem-estar de toda a comunidade escolar”, afirmou.

A reunião debateu medidas de segurança e de prevenção à violência nas escolas da rede municipal de ensino. Foram abordadas, ainda, parcerias viáveis para a continuidade do trabalho comunitário, com o reforço à importância dos servidores escolares nas ações internas de combate ao bullying, por meio de palestras, campanhas e projetos, visando a criação de um protocolo de segurança para as escolas.

A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, falou sobre a iniciativa. “O Conselho Comunitário de Segurança Escolar promove em suas reuniões um espaço no qual a comunidade escolar pode se reunir e pensar ações e estratégias de prevenção e de  enfrentamento. Poder contar com a Patrulha Escolar da PM, a parceria da OAB, do Conselho  Tutelar, entre outros, é muito importante para podermos semear a cultura da paz em nosso município”, disse.

A 1º Ten. Aline, oficial de ligação da Patrulha Escolar e de proteção à criança e ao adolescente do 25º Batalhão de Polícia Militar, destacou a importância do trabalho conjunto para a segurança nas escolas. “O Conselho Comunitário de Segurança Escolar fortalece a democracia e a integração entre a comunidade e a segurança pública, promovendo a corresponsabilidade, o diálogo e ações conjuntas para garantir um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Além disso, contribui para o fortalecimento da rede de proteção e dos instrumentos municipais e estaduais voltados à prevenção e à promoção da paz nas escolas”, comentou. 

Fotos: Divulgação/PMSPA

Também participaram da reunião o vice-presidente do CCSE, Alex Bruno Gonçalves Alves, a orientadora educacional Rute Orrac, a inspetora escolar Iozália Rangel Leite, a assistente social Jéssica Moura, as diretoras Carolyne Felício Cardoso e Gabriella Pessoa Carvalho, o advogado Sérgio Ricardo S.Peniche e as representantes da Patrulha Escolar (25º BPM), Sgt Viviane e Cabo Andréa

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui