Search

Encontro em São Pedro da Aldeia destaca importância do empreendedorismo feminino

Evento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o projeto “Mulheres Inspiram, Empresas Apoiam”

Conhecer histórias de sucesso de mulheres empreendedoras e contribuir para que o mercado de trabalho seja mais feminino foram temas debatidos na apresentação do projeto “Mulheres Inspiram, Empresas Apoiam”, em São Pedro da Aldeia. Realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e o CEAM Daiana Borges na quarta-feira (27/11), o evento promoveu ainda, a divulgação do selo “Empresa Amiga da Mulher”, do Governo do Estado. A iniciativa faz parte da campanha “21 Dias de Ativismo: pelo fim da violência contra as mulheres” e aconteceu na Casa dos Azulejos, localizada no Centro.

Estiveram presentes, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Manhães; a secretária-adjunta da pasta, Denise Campos, a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fernanda Costa, a diretora do CEAM Daiana Borges, Luciana Oliveira, a superintendente de autonomia econômica da Secretaria de Estado da Mulher e vice-presidente do Conselho Estadual do Empreendedorismo Feminino do Rio de Janeiro, Karoline Mendez, as idealizadoras do projeto “Mulheres Inspiram, Empresas Apoiam”, Ana Carolina Bastos, Viviane Pires e Débora Saback, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, a responsável pela Sala do Empreendedor, Mariana Cunha, a coordenadora do SEBRAE, Ana Cláudia, a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Indiara Falcone, e autoridades da sociedade civil. 

A secretária Aline Manhães falou sobre o projeto, destacando o avanço que o evento representa. “O dia de hoje é muito importante, pois conseguimos, por meio desta iniciativa, informar a sociedade empresarial sobre a importância de adotar políticas públicas voltadas para as mulheres. Também abordamos a relevância deste selo, uma iniciativa do Governo do Estado. Este evento visa promover ações de conscientização sobre a violência contra mulher, a inserção das mulheres no mercado de trabalho, a equiparação salarial, respeitando o princípio da isonomia”, afirmou.

O selo Empresa Amiga da Mulher é um certificado concedido às organizações que comprovadamente contribuem com ações, projetos de promoção e defesa dos direitos das mulheres no âmbito do estado do Rio de Janeiro, conforme Lei Estadual 9.173/2021. Ele é válido por um ano e dividido em três categorias: bronze (para empresas que atingiram mais de 50% dos requisitos), prata (mais de 70% das exigências) e ouro (acima de 90% dos critérios estabelecidos). As inscrições para a próxima edição estão abertas, clique aqui para acessar o manual de inscrições e clique aqui para conferir o edital.   

A apresentação foi fruto da parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria de Turismo, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Cultura, Escola de Artes, Associação Comercial e CDL através da liderança Feminina, sociedade civil e as idealizadoras do projeto “Mulheres Inspiram, Empresas Apoiam”, Ana Carolina Bastos, Viviane Pires e Débora Saback. 

“A Secretaria de Assistência Social de São Pedro da Aldeia nos abriu as portas com essa parceria linda. Viemos esclarecer sobre o combate à violência contra mulheres e meninas, o papel das empresas dentro desse contexto e a importância de falarmos também do selo Empresa Amiga da Mulher, que é ofertado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro”, explicou Ana Carolina Bastos.

Na oportunidade, o corpo de Balé da Escola de Artes realizou duas apresentações, uma representando a violência doméstica e a outra, o mês da Consciência Negra com coreografia de autoria de Ramirez Menezes. Houve, ainda, a participação da escritora Mia Malafaia que fez a exposição de seu livro “Feministas e suas Nuances”.

Em São Pedro da Aldeia, a campanha de “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” continua na próxima terça-feira (03/12), com a apresentação do documentário “Nós não somos uma ameaça”, no CRAS São João. A campanha encerra no dia 06 de dezembro, com panfletagem na Feira Municipal, a partir das 8h.

 Confira a programação

 03/12 | Documentário “Nós não somos uma ameaça” no CRAS São João – 9h

 06/12 | Panfletagem na Feira Municipal – 8h às 13h

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui