Enfermeiros aldeenses são capacitados para orientarem o público sobre uso da caneta de insulina

Dispositivo será disponibilizado a pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2

Na manhã desta quarta-feira (27), a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia realizou nova capacitação aos colaboradores da rede de atendimento para direcionar a população sobre a utilização da caneta de insulina, também conhecida como Caneta da Saúde. O curso faz parte da campanha nacional de saúde pública para orientar pessoas com diabetes, seus familiares e profissionais da saúde sobre o dispositivo que estará disponível gratuitamente pelo SUS.

A qualificação foi ministrada por Alessandra Gomes Landeiro, formada em Marketing com pós-graduação em Gestão e mais de 22 anos de experiência na indústria farmacêutica.“A informação conscientiza, a consciência muda a visão e a visão alinhada salva vidas”, declarou Alessandra Gomes.

A iniciativa é do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em parceria com a Coordenação de Assistência Farmacêutica e Coordenação de Vigilância Epidemiológica das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DANTs), além da colaboração da Novo Nordisk pela IqVia, referência no uso de informação, tecnologia e análises avançadas para área da saúde.

O que é a Caneta da Saúde?

Diferente das seringas, que precisam de frascos e ampolas, a Caneta da Saúde já vem preenchida com insulina. Além de ser discreta, é fácil de manusear e transportar. Importante ressaltar que apenas um profissional de saúde pode prescrever a caneta. Consulte seu médico, descubra se essa tecnologia é a ideal para você e escreva uma nova história.

Público-alvo

Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, preferencialmente até 19 anos e a partir dos 45 anos. Familiares, cuidadores, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e agentes comunitários.