A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a “Capacitação em Prevenção e Tratamento de Feridas no Serviço de Atendimento Domiciliar”. A iniciativa teve como objetivo atualizar o atendimento dos profissionais de enfermagem dos Programas Melhor em Casa e de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC), buscando a humanização e melhores práticas nos serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O treinamento foi fruto de uma parceria entre o setor de Atenção Domiciliar e a Clínica Lucélia Torres. Os profissionais participaram de dois dias de palestras ministradas pelas enfermeiras Jane Reis e Lucélia Torres. O conteúdo abordou formas atualizadas e eficazes no tratamento aos pacientes que necessitam de cuidados essenciais para manutenção da saúde, principalmente nos cuidados especiais de feridas e lesões.
A enfermeira Lucélia comentou sobre a especialização. “Agilizamos essa parceria na intenção de capacitar os enfermeiros que atuam no atendimento de pacientes portadores de lesões, ou não, porque nosso objetivo não é só falar dos problemas, mas sim da prevenção. A pele é o maior tecido do corpo humano e precisa ser vista com mais atenção, então nossa metodologia busca capacitar o profissional com as melhores ferramentas, além de orientá-lo a buscar ajuda com outros membros da equipe, como o nutricionista, o médico e o fisioterapeuta, para que todos possam atuar em prol da melhora do quadro clínico do paciente”, declarou.
O enfermeiro do Melhor em Casa, Edinei de Souza, avaliou a iniciativa. “Toda ação deve vir acompanhada de conhecimento para termos sucesso no trabalho que está sendo feito. Toda capacitação é de grande valia para a equipe, pois, assim, todos saberão o que fazer durante o atendimento. Dessa forma, vamos avançando para um cuidado cada vez mais eficaz”, disse.