A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia, por meio das equipes de Atenção Domiciliar, realizou uma programação especial em prol do Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. A iniciativa levou informação aos familiares e pacientes atendidos pelos programas do setor.
A atividade também aconteceu na sede da Secretaria de Saúde, com visita a diversos setores e um bate-papo sobre fatores de risco, sinais de alerta, como ajudar e onde buscar ajuda.
Os profissionais do Programa de Atendimento Domiciliar ao Cronificados (PADC) estiveram na residência de José Fernandes, onde, além de realizarem o atendimento de rotina, também conversaram com a família quanto à importância de se viver bem. As orientações alertaram quanto a quadros que podem levar a pensamentos ou intenções suicidas, lembrando que quem passa por momentos difíceis deve buscar ajuda.
Gabriel dos Santos, filho e cuidador do senhor José, falou sobre a atuação do programa. “As visitas da equipe têm sido muito boas, pois sem o apoio deles eu não teria condições de cuidar do meu pai, nem realizar todo o acompanhamento médico e os procedimento da enfermagem. Ações como a de hoje são de grande importância, pois jovens como eu precisam ser alertados”, destacou.