A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia reuniu os médicos da Atenção Primária à Saúde, responsáveis pelos atendimentos nas ESFs e UBS, para apresentação do Projeto MatriciÁREA. A iniciativa visa minimizar a espera por atendimento de psicologia no município e será implantado na Rede de Atenção à Saúde em breve. O encontro foi conduzido pelo Programa de Saúde Mental do município.
O projeto busca desenvolver uma prática sistematizada de matriciamento em Saúde Mental junto às equipes de Saúde da Família, com a finalidade de otimizar o cuidado, tendo por princípio básico a abordagem holística de cada usuário do Sistema Único de Saúde que precisar de cuidados por questões de adoecimento psicossocial. O apoio matricial fomenta a prática de estratégias de mudança nos modos de gerir e cuidar em saúde, constituindo estratégia potente para a articulação das ações de Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde.
“Essa proximidade entre o Programa de Saúde Mental e os profissionais que atendem nas unidades de saúde é fundamental para o alinhamento de fluxos e procedimentos no cuidado em Saúde Mental ofertado aos aldeenses”, explicou a assessora especial de Gestão em Saúde Mental, Rosemary Calazans.
O encontro aconteceu na quinta-feira (14/03), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), e contou com a participação da secretária adjunta de Atenção Primária em Saúde, Jaqueline Tinoco.