O carnaval em São Pedro da Aldeia foi encerrado com saldo positivo. Graças à atuação reforçada das equipes municipais de Cultura, Turismo, Saúde, Assistência Social, Serviços Públicos e Segurança Pública, os foliões puderam contar com uma festa segura, alegre e consciente. Mais de 600 servidores trabalharam em regime de plantão ao longo dos cinco dias de festa no Centro e também nos bairros.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, comemorou o sucesso do carnaval 2023. “Foi um grande desafio promover o carnaval. Foram dois anos sem os festejos na cidade e estávamos todos muito ansiosos para essa retomada. Trabalhamos incansavelmente para proporcionar uma festa segura, alegre, com muitos atrativos e de muita qualidade, música e entretenimento. Em nome da Secretaria de Cultura, agradeço o apoio e incentivo do prefeito Fábio do Pastel, de todos os servidores plantonistas e a cada folião que compareceu e fez do carnaval de São Pedro da Aldeia esse grande sucesso”, disse.
Um dos pontos mais elogiados pela população, o esquema de segurança preparado pela prefeitura incluiu a presença reforçada de guardas civis municipais, vigias e vigilantes, fiscais de posturas e agentes da Defesa Civil. Cerca de cem pessoas trabalharam por dia para promover a segurança e o ordenamento nas praias, ruas e avenidas durante o dia e noite, bem como nos shows realizados no centro da cidade.
Diariamente, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e apoios, sob a coordenação da Fiscalização Posturas, promoveram ações educativas de orientação nas praias, com distribuição de panfletos informando sobre a legislação municipal que proíbe certas práticas nos locais, como o uso de aparelhos sonoros sem prévia licença do Poder Público. Durante o dia, o trabalho foi realizado nos bairros que sediaram eventos ou blocos e nas praias da Pitória, Praia Linda, Balneário, do Sol e Sudoeste.
Fotos: Divulgação SESORP
Segundo o secretário Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, graças à boa atuação dos efetivos e o trabalho coordenado entre os agentes, não houve registros de ocorrências graves durante o período de carnaval. “Fico imensamente feliz por termos conseguido entregar esse trabalho com competência e qualidade, seguindo o direcionamento do prefeito Fábio do Pastel para proporcionar aos aldeenses e visitantes um carnaval organizado, seguro e ordenado. Nossos profissionais trabalharam incansavelmente, dia e noite, com carinho e atenção, buscando sempre o melhor atendimento a todos. Os objetivos foram alcançados nesse que já é o maior Carnaval de todos os tempos”, destacou o chefe da Segurança.
Na área da Saúde, a prefeitura levou uma equipe de serviço especializado, com cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, manutenção, motorista, maqueiro e auxiliar de serviços gerais, que atuaram em regime de plantão de sexta a terça-feira. O serviço foi prestado em uma tenda climatizada preparada para atender as demandas de primeiros socorros, disponibilizando atendimentos como aferição de pressão arterial, sutura, administração de medicamentos e curativos, além de um leito preparado para uma possível emergência, atendendo ao novo protocolo de eventos de grande e médio porte.
A estrutura do posto médico contou com duas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e outra de suporte básico. Ambulâncias volantes também foram enviadas para os bairros e praias, garantindo o suporte básico aos foliões que curtiram os desfiles dos blocos carnavalescos. Ao todo, 160 atendimentos de saúde foram registrados pela pasta neste carnaval, de sexta a quarta-feira de Cinzas.
Fotos: Cleydson Alan e Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA
Durante todo o carnaval, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos também promoveu a campanha “S.O.S Crianças”, com atendimentos para a identificação das crianças, por meio da colocação de pulseirinhas, e distribuição de materiais informativos em prol do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Mais de 600 crianças foram atendidas e devidamente identificadas. O serviço contou com a participação de 30 profissionais, entre técnicos da Secretaria e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O espaço da Assistência Social contou, ainda, com a presença dos agentes da Patrulha Maria da Penha, que trabalharam na distribuição de abanadores da campanha de combate à violência doméstica “Sinal Vermelho”. “São materiais informativos que trazem os principais canais de contato, caso uma mulher esteja sofrendo algum tipo de violência”, explicou a diretora do Departamento de Direitos Humanos da pasta, Luciana de Oliveira.
Fotos: Cleydson Alan e Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA
No espaço da Secretaria de Turismo, os profissionais atenderam aproximadamente 550 pessoas com serviços de distribuição de folders turísticos, da Casa do Artesão e da programação completa do Carnaval. Além da distribuição de material impresso, a equipe convidou os foliões para fazerem registros no painel instagramável instalado no local, auxiliando os foliões nos cliques. “Além das nossas ações, o nosso espaço também foi utilizado para o descanso de diversas famílias. Nesses momentos, a equipe teve oportunidade de divulgar turisticamente a cidade”, conta a secretária da pasta, Cláudia Tinoco.
Fotos: Renato Fulgoni e Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA
A Secretaria de Serviços Públicos, que mobilizou mais de 100 colaboradores, recolheu mais de 600 toneladas de lixo durante o carnaval e 70 toneladas de inservíveis e galhos. Os funcionários também atuaram na lavagem das ruas do centro, limpeza, varrição da orla, do centro e de bairros. O esquema de plantão contou ainda com a participação das equipes de saneamento e iluminação.
Fotos: Divulgação SEPUB
A Secretaria Municipal de Cultura mobilizou 25 servidores que atuaram em regime de plantão durante o pré e pós-carnaval, atuando na produção, organização, ornamentação e ordenamento em todas as áreas de atividades, como palco principal, camarins, praias e bairros com passagem de blocos e shows, matinê, Bonecões, além do trabalho de apoio às outras secretarias envolvidas no evento. Mais de 70 artistas locais, entre bandas, animadores culturais, músicos e DJs contemplados no Edital de Chamamento Público da Cultura, também receberam suporte para atuação durante toda a festividade, no Centro, na Praia da Pitória e no Baixo Grande.
Fotos: Renato Fulgoni e Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA