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Equipes municipais garantem atendimento aos foliões durante o carnaval 2023

Servidores da Cultura, Turismo, Saúde, Assistência Social, Segurança Pública e Serviços Públicos atuaram em regime de plantão durante os cinco dias de festa

O carnaval em São Pedro da Aldeia foi encerrado com saldo positivo. Graças à atuação reforçada das equipes municipais de Cultura, Turismo, Saúde, Assistência Social, Serviços Públicos e Segurança Pública, os foliões puderam contar com uma festa segura, alegre e consciente. Mais de 600 servidores trabalharam em regime de plantão ao longo dos cinco dias de festa no Centro e também nos bairros.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, comemorou o sucesso do carnaval 2023. “Foi um grande desafio promover o carnaval. Foram dois anos sem os festejos na cidade e estávamos todos muito ansiosos para essa retomada. Trabalhamos incansavelmente para proporcionar uma festa segura, alegre, com muitos atrativos e de muita qualidade, música e entretenimento. Em nome da Secretaria de Cultura, agradeço o apoio e incentivo do prefeito Fábio do Pastel, de todos os servidores plantonistas e a cada folião que compareceu e fez do carnaval de São Pedro da Aldeia esse grande sucesso”, disse.

O prefeito Fábio do Pastel e os secretários municipais de Cultura, Thiago Marques, e de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves
Foto: Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

Um dos pontos mais elogiados pela população, o esquema de segurança preparado pela prefeitura incluiu a presença reforçada de guardas civis municipais, vigias e vigilantes, fiscais de posturas e agentes da Defesa Civil. Cerca de cem pessoas trabalharam por dia para promover a segurança e o ordenamento nas praias, ruas e avenidas durante o dia e noite, bem como nos shows realizados no centro da cidade.

Diariamente, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e apoios, sob a coordenação da Fiscalização Posturas, promoveram ações educativas de orientação nas praias, com distribuição de panfletos informando sobre a legislação municipal que proíbe certas práticas nos locais, como o uso de aparelhos sonoros sem prévia licença do Poder Público. Durante o dia, o trabalho foi realizado nos bairros que sediaram eventos ou blocos e nas praias da Pitória, Praia Linda, Balneário, do Sol e Sudoeste.

Segundo o secretário Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, graças à boa atuação dos efetivos e o trabalho coordenado entre os agentes, não houve registros de ocorrências graves durante o período de carnaval. “Fico imensamente feliz por termos conseguido entregar esse trabalho com competência e qualidade, seguindo o direcionamento do prefeito Fábio do Pastel para proporcionar aos aldeenses e visitantes um carnaval organizado, seguro e ordenado. Nossos profissionais trabalharam incansavelmente, dia e noite, com carinho e atenção, buscando sempre o melhor atendimento a todos. Os objetivos foram alcançados nesse que já é o maior Carnaval de todos os tempos”, destacou o chefe da Segurança.

Foto: Divulgação SESORP

Na área da Saúde, a prefeitura levou uma equipe de serviço especializado, com cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, manutenção, motorista, maqueiro e auxiliar de serviços gerais, que atuaram em regime de plantão de sexta a terça-feira. O serviço foi prestado em uma tenda climatizada preparada para atender as demandas de primeiros socorros, disponibilizando atendimentos como aferição de pressão arterial, sutura, administração de medicamentos e curativos, além de um leito preparado para uma possível emergência, atendendo ao novo protocolo de eventos de grande e médio porte.

A estrutura do posto médico contou com duas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e outra de suporte básico. Ambulâncias volantes também foram enviadas para os bairros e praias, garantindo o suporte básico aos foliões que curtiram os desfiles dos blocos carnavalescos. Ao todo, 160 atendimentos de saúde foram registrados pela pasta neste carnaval, de sexta a quarta-feira de Cinzas.

Durante todo o carnaval, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos também promoveu a campanha “S.O.S Crianças”, com atendimentos para a identificação das crianças, por meio da colocação de pulseirinhas, e distribuição de materiais informativos em prol do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Mais de 600 crianças foram atendidas e devidamente identificadas. O serviço contou com a participação de 30 profissionais, entre técnicos da Secretaria e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O espaço da Assistência Social contou, ainda, com a presença dos agentes da Patrulha Maria da Penha, que trabalharam na distribuição de abanadores da campanha de combate à violência doméstica “Sinal Vermelho”. “São materiais informativos que trazem os principais canais de contato, caso uma mulher esteja sofrendo algum tipo de violência”, explicou a diretora do Departamento de Direitos Humanos da pasta, Luciana de Oliveira.

No espaço da Secretaria de Turismo, os profissionais atenderam aproximadamente 550 pessoas com serviços de distribuição de folders turísticos, da Casa do Artesão e da programação completa do Carnaval. Além da distribuição de material impresso, a equipe convidou os foliões para fazerem registros no painel instagramável instalado no local, auxiliando os foliões nos cliques. “Além das nossas ações, o nosso espaço também foi utilizado para o descanso de diversas famílias. Nesses momentos, a equipe teve oportunidade de divulgar turisticamente a cidade”, conta a secretária da pasta, Cláudia Tinoco.

A Secretaria de Serviços Públicos, que mobilizou mais de 100 colaboradores, recolheu mais de 600 toneladas de lixo durante o carnaval e 70 toneladas de inservíveis e galhos. Os funcionários também atuaram na lavagem das ruas do centro, limpeza, varrição da orla, do centro e de bairros. O esquema de plantão contou ainda com a participação das equipes de saneamento e iluminação.

A Secretaria Municipal de Cultura mobilizou 25 servidores que atuaram em regime de plantão durante o pré e pós-carnaval, atuando na produção, organização, ornamentação e ordenamento em todas as áreas de atividades, como palco principal, camarins, praias e bairros com passagem de blocos e shows, matinê, Bonecões, além do trabalho de apoio às outras secretarias envolvidas no evento. Mais de 70 artistas locais, entre bandas, animadores culturais, músicos e DJs contemplados no Edital de Chamamento Público da Cultura, também receberam suporte para atuação durante toda a festividade, no Centro, na Praia da Pitória e no Baixo Grande.

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