Escola de Artes inicia atendimentos para matrículas de novos alunos

Teve início, nesta quarta-feira (12), os atendimentos para matrículas gratuitas de novos alunos na Escola de Artes de São Pedro da Aldeia. O prazo para inscrições se estende até a próxima sexta-feira (14), das 9h às 17h, na própria unidade. Foram disponibilizadas, ao todo, 300 vagas, distribuídas em oficinas nas áreas de dança, música, artes cênicas, artes plásticas e educação física, com turmas para crianças, jovens, adultos e idosos. Para se inscrever, os interessados devem apresentar cópias do RG e CPF, do comprovante de residência e da certidão de nascimento, além de declaração escolar e duas fotos 3×4. As vagas são limitadas, com limite de uma matrícula por aluno. As aulas estão previstas para começar no mês de março.

Foto: Jefferson Viana

A diretora da Escola de Artes Municipal, Samanta França, falou sobre o início dos atendimentos aos novos alunos na unidade. “Todo ano temos uma grande procura e os pais, mães e alunos chegaram bem cedo nesse primeiro dia; somente pela manhã foram distribuídas 95 senhas. As vagas para algumas turmas já foram preenchidas e a gente orienta aos pais que não conseguiram efetuar a matrícula que retornem à Escola de Artes ao fim do primeiro trimestre, quando normalmente temos uma pequena evasão e abertura de vagas. O nosso regulamento interno prevê que se o aluno faltar três vezes consecutivas, sem nenhum registro, ele é considerado desistente e automaticamente perde a vaga. Por isso, manter a frequência mínima exigida é muito importante para garantir a efetivação da matrícula”, explicou.

Foto: Jefferson Viana

Para a temporada 2020, a Escola de Artes abriu 64 turmas, com categorias do infantil ao adulto, em oficinas gratuitas de balletjazz, sapateado, dança do ventre, danças urbanas, dança ritmos, teatro, desenho, violão, teclado, pilates e alongamento funcional. De acordo com Samanta, entre as novidades previstas para este ano estão as aulas técnicas de flexibilidade e mobilidade para bailarinos, além da formação de grupos em cada segmento artístico para representar a Escola em apresentações itinerantes.

Foto: Jefferson Viana

Moradoras do bairro Rua do Fogo, a dona de casa Débora Esteves e sua filha Raíssa Pereira chegaram cedo e já garantiram suas vagas nas oficinas de Alongamento Funcional e Ballet Adulto, respectivamente. “A expetativa é enorme e saímos daqui muito satisfeitas com o atendimento e a organização da Escola. Também consegui inscrever o meu outro filho, Caleb, na aula de violão e estou muito feliz porque cada um vai poder fazer uma atividade que vai fazer bem para a saúde e vai servir como um incentivo a mais. Ter esse espaço na cidade é muito importante e tenho certeza que esses aprendizados vão agregar muito na vida da nossa família”, destacou Débora.

Foto: Jefferson Viana

Vale lembrar que, do total de vagas disponibilizadas, 60% são destinadas a alunos do município e 40% para livre concorrência. A Escola de Artes fica localizada no prédio anexo ao Teatro Municipal Dr. Átila Costa, na Rua Francisco dos Santos Silva, n° 555, no bairro Nova São Pedro (fundos). O projeto é uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura.

Foto: Jefferson Viana

Confira abaixo a lista de turmas abertas para a temporada 2020 (sujeito à disponibilidade de vagas):

MODALIDADE: BALLET

• BABY CLASS – Faixa etária: 04 e 05 anos.

TERÇAS e QUINTAS, às 9h30.

• PRELIMINAR I – Faixa etária: 06 e 07 anos.

TERÇAS e QUINTAS, às 10h30.

• PRELIMINAR II – Faixa etária: 06 a 09 anos.

QUARTAS, às 14h.

• BÁSICO (NÍVEL I)  Faixa etária: 08 a 12 anos.

TERÇAS, às 8h15.

QUINTAS, às 8h15.

• INTERMEDIÁRIO (NÍVEL I) – Faixa etária: A partir de 12 anos.

QUARTAS, às 15h45.

• ADULTO – Faixa etária: A partir de 16 anos.

SEGUNDAS e QUARTAS, às 10h30.

• ADULTO (CONTEMPORÂNEO) – Faixa etária: A partir de 16 anos.

TERÇAS e QUINTAS, às 10h30.

MODALIDADE: DANÇA DO VENTRE

SEXTAS, às 18h.

MODALIDADE: TEATRO

• INFANTIL – Faixa etária: 06 a 10 anos.

SEGUNDAS e SEXTAS, às 8h30.

SEGUNDAS e SEXTAS, às 14h30.

• JUVENIL – Faixa etária: 11 a 15 anos.

SEGUNDAS e SEXTAS, às 9h30.

SEGUNDAS e SEXTAS, às 15h30.

• ADULTO – Faixa etária: A partir de 16 anos.

SEGUNDAS e SEXTAS, às 18h.

MODALIDADE: VIOLÃO

QUINTAS, às 18h.

MODALIDADE: ALONGAMENTO

• ADULTO – Faixa etária: A partir de 16 anos.

SEGUNDAS e QUARTAS, às 9h.

SEGUNDAS, às 8h30.

MODALIDADE: DANÇAS URBANAS

• INFANTIL – Faixa etária: 07 a 12 anos.

SEGUNDAS e QUARTAS, às 19h.

• JUVENIL – Faixa etária: 12 a 15 anos.

SEGUNDAS e QUARTAS, às 13h30.

MODALIDADE: JAZZ

• INFANTIL II – Faixa etária: 08 a 12 anos.

QUINTAS, às 14h.

SEXTAS, às 9h.

• INFANTO I – Faixa etária: 12 a 16 anos.

SEXTAS, às 14h.

• INFANTO II – Faixa etária: 13 a 17 anos.

SEXTAS, às 18h.

• JUVENIL – Faixa etária: 16 a 21 anos.

SEGUNDAS e QUARTAS, às 14h40.

MODALIDADE: DESENHO

SEXTAS, às 8h.

SEXTAS, às 10h.

SEXTAS, às 13h.

SEXTAS, às 14h.

SEXTAS, às 16h.

SEXTAS, às 17h.

MODALIDADE: SAPATEADO

• INICIANTE INFANTIL – Faixa etária: 04 a 06 anos.

TERÇAS e QUINTAS, às 14h45.

• INFANTIL II – Faixa etária: 06 a 12 anos.

TERÇAS e QUINTAS, às 15h30.

• JUVENIL INTERMEDIÁRIO/AVANÇADO – Faixa etária: 11 a 16 anos.

TERÇAS e QUINTAS, às 16h30.

• ADULTO INICIANTE – Faixa etária: A partir de 17 anos.

TERÇAS e QUINTAS, às 18h45.

MODALIDADE: PILATES

SEGUNDAS, às 17h.