Os alunos da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, em São Pedro da Aldeia, ganharam destaque no Dia da Performance 2024. O show de talentos, que integra o calendário de eventos da unidade escolar, foi realizado no Teatro Municipal Dr. Átila na presença de dezenas de pais e familiares. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento premiou estudantes que brilharam em performances de dança, música e teatro.
Presente durante toda a programação, a diretora da Escola de Artes Municipal, Giselle Lima, explicou que o evento é uma forma de valorizar o comprometimento e a evolução dos estudantes, celebrar as diversas manifestações de arte e a relação única entre o artista e o público. “O Dia da Performance é o momento em que a escola se transforma em um palco, onde a criatividade, a magia da música, a paixão da dança e o encanto do teatro ganham vida. É um evento que sempre enche nossos corações de orgulho e reforça a importância da arte em nossas vidas. Agradeço imensamente a presença dos familiares, que tornaram esse dia tão especial, ao secretário de Cultura, Thiago Marques, e ao prefeito Fábio do Pastel pelo apoio que tem dado às ações e projetos da Escola. Que possamos, cada vez mais, incentivar nossos alunos no caminho da arte e da cultura”, disse.
Fotos: Alice Nunes/Divulgação PMSPA
Participaram do evento alunos das oficinas de teclado, violão, dança de salão, danças populares, danças urbanas, ballet e teatro, nas categorias Infantojuvenil e Adulto. Com o apoio dos instrutores, os estudantes apresentaram suas criações em modalidades Solo, Duo e Grupos e tiveram suas performances avaliadas por uma banca de jurados, formada por profissionais das áreas de artes cênicas e artes plásticas. Compuseram o júri técnico e artístico Aline Arco-Íris, Dayenne Lovísi, Esther Cádimo, Marcelo Tosta e Márcio Alexandre Simas (Lobinho).
Fotos: Rodrigo Oliveira e Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
Os alunos emocionaram e divertiram o público ao apresentar adaptações, releituras e interpretações de clássicos do teatro, do cinema e da música, como “O Flautista de Hamelin”, “A Pequena Sereia”, “O Rei Leão” e “Hamlet”, além de criações inéditas. As performances suscitaram reflexões sobre a vida, autoconhecimento, autoconfiança, empoderamento feminino e o valor da amizade, dos amigos e da família. Os vencedores foram premiados com certificado e medalha de participação.
Fotos: Alice Nunes e Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
Estreantes no evento, as alunas da oficina de ballet adulto, Emily Oliveira e Renata Almeida, comemoraram a conquista do primeiro lugar na categoria Dança (Grupo). “Mesmo com nossas dificuldades e limitações, o professor Diego nos deu todo o auxílio e incentivo, sempre respeitando nossos limites. Nossa preparação foi bem difícil, tínhamos pouco tempo para ensaiar, mas no final deu tudo certo e ficamos muito felizes. Tanto a Escola de Artes como a nossa cidade são um berço de artistas renomados. É uma alegria poder ter voz, me sentir representada e sentir o coração pulsar arte. Me orgulho por fazer parte da Escola e aprender diariamente”, disse Emily.
Fotos: Alice Nunes e Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA
As estudantes apresentaram uma coreografia da canção “A Town with an Ocean View”, do longa-metragem de animação japonesa Serviço de Entregas da Kiki. “A experiência com certeza foi de muito aprendizado. Houve muita ansiedade, porém assim que subi no palco a felicidade em dançar dissipou as preocupações. Escolhemos dançar ‘A Town with an Ocean View’ para transmitir a mensagem da música, sobre a importância de apreciar o presente e de como novos desafios podem causar medo, mas que são com eles que aprendemos e evoluímos. Podemos dizer que isso teve muito a ver com o que nós sentimos durante nossas aulas de ballet na Escola de Artes. Mesmo com os desafios, estamos sempre juntas dando força umas para as outras”, complementou Renata.
Foto: Alice Nunes/Divulgação PMSPA
Da plateia, o casal Cíntia e Ângelo Trotte pôde acompanhar de perto a conquista dos filhos, Mayara e Miguel, de 14 e 11 anos de idade, que integraram o elenco da peça teatral “Queijo & Goiabada”, premiada na categoria Teatro Infantojuvenil (Grupo). “Foi um momento de muita emoção e alegria para nós. Eu estou muito orgulhosa e feliz por eles. O mais importante é que os alunos fizeram aquilo que gostam e se divertiram em cena. Nossos filhos adoram a escola e a gente só tem que parabenizar a Prefeitura por esse projeto lindo”, destacou Cíntia.
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
O evento também foi marcado por uma homenagem ao Dia do Artista de Teatro, conduzida pela atriz, arte-educadora, instrutora de teatro da Escola de Artes Municipal e coordenadora da Companhia de Teatro Municipal, Anna Fernanda Corrêa.
Foto: Alice Nunes/Divulgação PMSPA
Um dos jurados da noite, o ator, diretor, dramaturgo, cineasta e professor de interpretação, Marcelo Tosta, aproveitou o momento para reforçar a importância da figura do ator e do fazer artístico. “O que presenciamos foi uma amostra do que é fazer arte. Ser ator, é, antes de tudo, um exercício de empatia e um gesto de coragem, coragem para assumir a própria vida, seus sentimentos e emoções. Tivemos apresentações aqui que eram verdadeiros manifestos e expressões de almas e subjetividades. Esse é o poder do teatro. Foi lindo”, comentou.
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
Em seu discurso, a jurada Dayenne Lovísi, que é atriz e dançarina, enalteceu o trabalho apresentado. “Eu fui aluna da Escola de Artes e fico muito feliz e impressionada em ver o quanto a Escola continua formando artistas maravilhosos. Só tenho a agradecer a cada aluno que se dispôs a estar aqui e mostrar o seu talento. As apresentações foram maravilhosas, estão todos de parabéns”, complementou.
Giselle Lima reforçou a importância de incentivar os estudantes a se dedicarem a suas próprias criações. “A performance é a expressão artística que vai além da técnica, unindo corpo, emoção e criatividade em um momento único de comunicação com o público. Para os alunos que, pela primeira vez, começam a criar suas próprias performances, esse processo é um despertar para a criação autêntica e o desenvolvimento pessoal. Muitos experimentam sozinhos, explorando novas formas de se expressar, enquanto outros recorrem ao olhar atento do professor para refinar suas ideias e ganhar confiança. Esse aprendizado, de se colocar em cena, é fundamental para construir não apenas artistas, mas indivíduos mais conscientes de suas emoções e da importância da arte como meio de conexão”, disse.
O evento também contou com performances do elenco de dançarinos do espetáculo “Frágil”, de Araruama-RJ, como grupo convidado.
Foto: Rodrigo Oliveira/Divulgação SEMUC PMSPA
Confira a relação dos vencedores do Dia da Performance 2024:
- Música Infantojuvenil (Grupo): Lucas Valente e Valter Lopes.
- Música (Solo): Michel Cartaxo.
- Dança Infantojuvenil (Solo): Oluwadara Balogun.
- Dança Adulto (Solo): Lúcia Helena Nunes.
- Dança (Grupo): Emily Oliveira e Renata Almeida.
- Teatro Infantojuvenil (Grupo): Vinícius Gonçalves, Eduardo Albuquerque, Helena Albuquerque, Aniké Balogun, Mayara Trotte, Miguel Trotte e Rafaela Oliveira.
- Teatro Adulto (Solo): Luiz Carlos Vieira.
- Teatro Adulto (Grupo): Gabbs Dias, Caroline Moreira e Gabriela Pereira.