As escolas municipais de São Pedro da Aldeia vêm recebendo reparos estruturais de forma regular pelas equipes da Secretaria de Educação. Profissionais do setor de Manutenção da pasta atuam durante a suspensão das aulas presenciais para sanar os danos causados pelo desgaste natural do tempo e do uso. As ações acontecem desde o primeiro mês da atual gestão e foram intensificadas para que as unidades estejam em pleno funcionamento no retorno do ano letivo.
A Subsecretaria de Infraestrutura da Educação dividiu os grupos de atuação para atender o maior número de unidades em menor tempo. Dentre os serviços realizados, estão a manutenção da parte elétrica dos prédios, revisão de segurança no sistema de gás das cozinhas, reparos nos telhados, instalação de ventiladores, trocas de vidros quebrados, pintura, recolocação de pisos.
O secretário de Educação, professor Elias Valadão, tem acompanhado as ações nos prédios. “Toda essa movimentação nas unidades escolares só mostra o comprometimento e força da equipe que está à frente da nossa Infraestrutura. Vejo pessoas trabalhando de forma intensa e com zelo, como se fosse algo feito para si e realmente é. Essas escolas já foram e são casas para muitos que nutrem carinho e zelo por elas. O que nossa equipe faz por toda a comunidade também volta para dentro de seus lares, em forma de aprendizado para filhos e cidadãos bem formados pela cidade”, destacou o secretário.
O coordenador da Subsecretaria de Infraestrutura da Educação, Leonardo Arêdes, explicou sobre os serviços prestados pelo setor. “Estamos buscando sanar todas as necessidades estruturais. Recebemos demandas relativas às construções e reformas de cozinhas, refeitórios, salas de aulas, telhados, cerâmicas e entre outros, que têm sido realizadas por ordem de prioridade. Devido à suspensão das aulas presenciais, o pouco movimento nas escolas torna o nosso trabalho propício, que vem sendo feito diariamente com muita determinação. O nosso foco é atender o maior número de serviços relativos às estruturas escolares para trazer uma melhor qualidade de ensino a todos os alunos do município”, disse Leonardo.
As unidades da rede municipal irão receber os profissionais para reparos e revisão dos serviços. Além das escolas, o prédio que sedia a Secretaria de Educação também recebeu suportes da equipe técnica. Os serviços são realizados gradativamente e por ordem de prioridade após solicitações ou visitas de rotina dos servidores.