O Procon de São Pedro da Aldeia fiscalizou três estabelecimentos que comercializam carne no município. Ao todo, mais de 200kg de carne e outros produtos perecíveis foram descartados durante a operação desta quinta-feira (11), que contou com o apoio da Polícia Civil e foi batizada de “Carne Fresca”.
A Delegada titular da 126ª DP, Camila Pegorim, informou que o proprietário e o gerente de um dos estabelecimentos fiscalizados foram conduzidos à Delegacia para prisão em flagrante. No local do flagrante, carnes armazenadas na câmara frigorífica estavam em contato direto com o chão, o que aumenta o risco de contaminação.
No comércio, também foram encontradas irregularidades na documentação obrigatória, como ausência do alvará de funcionamento e da autorização do corpo de bombeiros, além da dedetização estar vencida. As notas de compra das carnes comercializadas apresentavam incoerências em relação ao estoque presente no estabelecimento e algumas eram feitas à mão, indicando procedência duvidosa.
Funcionários não tinham luvas descartáveis à disposição para o manuseio das carnes nem lavatório para a higienização das mãos.
Nos três empreendimentos visitados pelas equipes, foram encontrados produtos sem identificação de lote ou qualquer informação que alerte o consumidor sobre o tempo de exposição na vitrine, fora da data de validade e impróprios para consumo.
As irregularidades encontradas darão origem a inquéritos policiais.