Search

Evento “Além do Consultório” abre Semana da Luta Antimanicomial em São Pedro da Aldeia

Encontro promoveu a saúde mental por meio do autocuidado e da integração com diferentes áreas da vida

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia deu início, na segunda-feira (26/05), à Semana da Luta Antimanicomial. O evento “Além do Consultório” abriu o primeiro dia de programação, com a proposta de promover a saúde mental por meio de práticas de autocuidado, prevenção às violências e integração com diferentes áreas da vida cotidiana. A iniciativa segue nesta terça-feira (27/05), a partir das 14h, na Casa dos Azulejos.

A abertura contou com um jogral protagonizado por mulheres assistidas pelo Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar (NAVI), seguido por uma roda de conversa sobre conscientização e prevenção às violências, com a participação de Rosemary Calazans e da coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade. Em seguida, o professor de jiu-jitsu Robson Alves conduziu um aulão de defesa pessoal, promovendo, além da técnica, autoestima e autoconfiança às participantes.

Na ocasião, também foi realizada uma segunda roda de conversa sobre “Cuidados com a Saúde para uma Saúde Mental Plena”, com a psicóloga Magna Peçanha e a nutricionista Camile Coutinho. A pauta reforçou a importância de uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis como aliados na promoção da saúde mental. Encerrando as atividades do dia, a profissional Carminha, da Secretaria de Esportes, conduziu um animado aulão de ritbox, unindo exercício físico e descontração.

O evento teve como objetivo evidenciar que o cuidado com a saúde mental vai muito além dos atendimentos psicológicos e psiquiátricos. A prática de atividades físicas, a alimentação saudável, o fortalecimento de vínculos e o enfrentamento das violências são pilares fundamentais para uma vida mais equilibrada e saudável.

A atual localização do NAVI junto ao Ambulatório de Saúde Mental reforça a necessidade de ações intersetoriais entre diferentes dispositivos de cuidado, como a Atenção Básica, o CAPS e o CAPSi, ampliando o acesso da população a um atendimento biopsicossocial mais completo.

O primeiro dia de evento foi estruturado por parte da equipe do Ambulatório de Saúde Mental, composta pelas psicólogas Magna, Stefany, Adriana, Fernanda e Karen, e pelas assistentes sociais Viviane e Bianca. A atividade também contou com o apoio de toda a equipe multidisciplinar, composta por psicólogas, assistentes sociais, ASGs, recepcionistas e médico, além de outras Secretarias Municipais, fortalecendo a rede de cuidado em saúde mental do município.

Confira a programação da Semana da Luta Antimanicomial 2025:

Local: Casa dos Azulejos – Centro, São Pedro da Aldeia
Horário: das 14h às 17h
Tema: “Entre o Cuidado e a Liberdade: um novo olhar para a Saúde Mental”

– Terça-feira (27/05)
Tema: “Nenhum passo atrás: Resistência e Protagonismo!”
Encontro conduzido pelo Serviço de Residência Terapêutica (SRT)
Circuito histórico com exibição do vídeo “Do confinamento para a vida: Fragmentos de muitas estórias”
Atividades: contos “O que eu vivi, que somente eu posso contar” (relatos de ex-moradores do Hospital Colônia de Rio Bonito) e roda de conversa “O que eu faço com essa tal liberdade!?!”

– Quarta-feira (28/05)
Tema: “Não podemos esquecer que criança e adolescente são crianças e adolescentes, assim como nós já fomos um dia!”
Encontro conduzido pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
Atividades: roda de conversa, atividades terapêuticas, brincadeiras e apresentação teatral

– Quinta-feira (29/05)
Tema: “Singularidade em cena: Arte, Cultura, Poesia e a Luta pelo Cuidado em Liberdade”
Encontro conduzido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Atividades: bazar Adriana Porto, exposição “Arte Liberta”, apresentação do Grupo Musical “Vozes da Percussão” e recital de poesias “Há coisas que só saem por escrito”

*Lançamento do livro “Abrindo as Portas do Hospício” — A obra propõe uma profunda reflexão sobre a história e os impactos da lógica manicomial na sociedade.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui