Já está aberta à visitação, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a exposição “São Pedro da Aldeia Morada da Aviação Naval”, promovida pelo Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Mais de 30 artefatos, entre réplicas em miniatura de aeronaves, armamento, capacetes, trajes, fotografias e ferramentas operacionais, estarão em exibição até o dia 31 de agosto, com entrada gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A mostra celebra os 200 anos da Independência do Brasil, desde a criação da Marinha Imperial, e os 106 da Aviação Naval. Os visitantes têm a oportunidade de conferir de perto maquetes, painéis fotográficos e equipamentos utilizados nas operações e atividades militares, além de fazer um passeio histórico pelas origens da Marinha, as quatro fases da Aviação Naval e a chegada da Base Aérea Naval a São Pedro da Aldeia, na década de 60.
Fotos: Raíra Morena
Entre os objetos em destaque na exposição estão uma antena do radar da aeronave UH-15, que tem como objetivo realizar varreduras e encontrar alvos a grandes distâncias, além de possibilitar o monitoramento meteorológico, e um motor turboeixo, movido à querosene de aviação, empregado em helicópteros. A mostra também apresenta uma variedade de maquetes de aeronaves utilizadas pela Marinha, que remontam à década de 30, além de contar com uma sessão especial dedicada ao Grupo de Busca e Salvamento (GSAR) em mar e terra. A última semana de exposição vai contar ainda com ciclo de palestras e oficinas educativas gratuitas.
Fotos: Karol Giordano/Raíra Morena/Thiago Ruivaco
Abertura oficial
A convite da Secretaria de Cultura, o comandante da Força Aeronaval, Contra-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, participou de um evento de abertura oficial da exposição, na última sexta-feira (06), na Casa da Cultura, ao lado dos demais comandantes, oficiais e autoridades municipais dos poderes executivo e legislativo. “Para mim, é um momento muito especial, nós que representamos uma parcela da Marinha, que é a Aviação Naval. Nós temos uma história que se mescla com a história de São Pedro da Aldeia. Cheguei aqui no início da década de 70 e eu vi como essa cidade era. A nossa Aviação veio para São Pedro quando a cidade tinha menos de 10 mil habitantes, então o crescimento da Aviação Naval está totalmente relacionado ao crescimento do município, como dois irmãos que crescem juntos. É uma relação histórica e vai continuar sendo. Por isso, nós temos muito orgulho em dizer que São Pedro da Aldeia é a nossa morada, a morada da Aviação Naval. Estamos de portas abertas para que essa parceria com a Prefeitura perdure, porque nada mais importante do que estarmos próximos da nossa sociedade, para quem a gente trabalha diariamente. Agradeço ao prefeito Fábio do Pastel por essa oportunidade”, destacou o Contra-almirante Fonseca Junior.
Fotos: Karol Giordano
Representando o prefeito Fábio do Pastel, o vice-prefeito Júlio Lopes aproveitou o momento para destacar a presença da Marinha do Brasil no município, por meio da Base Aérea Naval. “A história da Marinha se confunde com a história de São Pedro da Aldeia. São 3.600 militares, 24 mil pessoas, entre militares e dependentes, que movimentam a economia do nosso município. Quero salientar que a Prefeitura estará sempre de portas abertas para a nossa Marinha e para a nossa Aviação. É muito honroso para o nosso município sediar a Base Aérea Naval e estaremos sempre de mãos dadas. Fico muito feliz com essa exposição, que vai servir também para mostrar aos nossos jovens a importância do serviço das Forças Aeronavais, a defesa de valores e do nosso território”, disse o vice-prefeito.
Fotos: Karol Giordano
Anfitrião do evento, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, ressaltou a oportunidade de apresentar a história da Força Aeronaval a toda a população. “Pela primeira vez na nossa gestão, estamos muito felizes em anunciar uma exposição cultural e histórica da Marinha do Brasil e da nossa Base Aérea Naval aqui na Casa da Cultura. Tudo isso faz parte da nossa formação cultural, do crescimento da nossa cidade e é muito importante que a nossa população conheça, entenda e valorize o trabalho realizado pelos militares”, disse.
Fotos: Karol Giordano
Também participaram do evento de abertura o comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Capitão de Mar e Guerra José Fabio Carneiro da Silva, e o chefe do Estado-Maior, Capitão de Mar e Guerra Luís Felipe Evangelista. Pela Prefeitura, estiveram presentes os secretários de Segurança e Ordem Pública, José Maria Cadimo, de Agricultura, Trabalho e Renda, Thiago Ribeiro, o chefe de gabinete, Moisés Batista, e os vereadores Franklin da Escolinha, Isaías do Escolar, Márcio Soares, Fernando Mistura e Chiquinho de Dona Chica.
A Casa da Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255 – Centro.