Exposição de artesanato na Casa da Cultura termina nesta quinta-feira (26)

Última semana de visitação à mostra “Mosaico Criativo”, inspirada na vida marinha, tem a presença do artista Guaracy Rodrigues

Os fãs do artesanato natural e os admiradores da vida marinha têm até esta quinta-feira (26), das 9h às 17h, para conferir de perto os trabalhos confeccionados pelo artesão Guaracy Rodrigues. A exposição “Mosaico Criativo”, em cartaz na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, apresenta 42 peças decorativas, revestidas com conchas naturais. Para evitar aglomerações, a entrada é restrita a grupos de até cinco pessoas por vez, com uso obrigatório de máscara de proteção facial.

Espelhos decorados com conchas são o carro-chefe da produção do artesão Guaracy Rodrigues
Divulgação/Cultura

E quem quiser conhecer o artesão Guaracy Rodrigues, basta ir à exposição das 10h às 15h. “Essa foi a maior exposição, em quantidade de peças, que já fiz até hoje. Consegui vender mais de 10 peças, como mandalas, borboletas, baleias e uma caixa de jóias. Foi uma experiência muito bacana. Agradeço à Cultura pelo espaço”, disse o artesão, que agora pretende iniciar sua trajetória como instrutor de artesanato.

Objetos decorativos são inspirados na vida marinha
Divulgação/Cultura

Na Casa da Cultura, as peças artesanais receberam ambientação especial, com destaque para uma tartaruga esculpida em madeira MDF, bloco de espuma, massa e conchas, que ganhou uma projeção audiovisual. Entre as peças expostas estão espelhos, mandalas, vasos de cerâmica e diversos artigos para decoração – muitas delas feitas a partir do reaproveitamento de materiais retirados do lixo.

Peça única da tartaruga ganhou ambientação especial na Casa da Cultura
Divulgação/Cultura

O trabalho chamou a atenção da artesã Adriana Valente, que visitou a exposição e aproveitou para adquirir um conjunto decorativo. “Sou apaixonada por tudo o que diz respeito à natureza e, principalmente, ao mar. Meu quarto é todo decorado com motivos marinhos e tenho um sonho de poder ver de perto uma baleia. Quando passei na Casa da Cultura e vi as baleias, fiquei encantada com a beleza e a riqueza de detalhes dessas peças. A exposição está, realmente, muito bonita”, destacou a aldeense.

A artesã Adriana Valente é apaixonada pela vida marinha
Peças ganharam destaque na Casa da Cultura

Mosaicos decorativos

As obras de artesanato são feitas com a técnica do mosaico e a maior parte foi confeccionada com pedras e conchas naturais, em um trabalho minucioso feito pelas mãos de Guaracy. Vale lembrar que o artesão tem o registro junto ao Governo Federal, que reconhece o trabalho com as conchas como matéria-prima.

Exposição será encerrada nesta quinta-feira (26)
Foto: Robson Cruz/PMSPA

Quem também aproveitou para conhecer a mostra e adquirir uma peça foi a microempresária Patrícia Leal, do município de Araruama. “Essa exposição foi um presente para todos nós, uma excelente oportunidade para contemplar um trabalho tão delicado e extremamente rico, em meio a esse caos que estamos vivendo com a pandemia”, disse.

A microempresária Patrícia Leal também adquiriu uma peça
Divulgação/Cultura
Visitantes são recebidos pelo artesão
Foto: Divulgação/Cultura

Nesta terça-feira (24), a exposição também recebeu a visita da família Maia, da Reserva do Peró, em Cabo Frio. “Uma das coisas que me chamou bastante a atenção nas peças foi a simetria. Sou professor de Matemática e posso imaginar quantos cálculos o artista precisou fazer para chegar a esse resultado, colocando cada pequena parte no seu devido ângulo. O trabalho está fantástico e a prefeitura está de parabéns por valorizar o artesão e oferecer um atrativo a mais para o turista. A gente se sente bem estando aqui, é um espaço muito agradável, arejado e acolhedor. Com certeza, voltaremos mais vezes”, destacou o engenheiro civil Vanderlei Maia, que compareceu à Casa da Cultura ao lado da esposa Glauce e das duas filhas, Maria Sofia e Raíza.

Família Maia em visita à exposição nesta terça-feira (24)
Foto: Divulgação/Cultura

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Para mais informações sobre as aulas de artesanato com Guaracy, adquirir ou encomendar uma obra, basta entrar em contato com o artesão, via WhatsApp, pelo número (21) 98392-5111 ou pela página do Instagram.