Search

Exposição sobre a Aviação Naval movimenta a Casa da Cultura aldeense

Visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 29 de agosto.

A exposição “São Pedro da Aldeia – Morada da Aviação Naval” está movimentando a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro da cidade. Desde o início da semana, dezenas de visitantes têm prestigiado a mostra, que celebra os 109 anos da Aviação Naval, e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. A entrada é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 29 de agosto.

Na manhã desta quarta-feira (06/08), o espaço recebeu moradores aldeenses e um grupo de profissionais e assistidos de uma clínica particular que oferece terapias para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O ponto alto da visita foi a experiência imersiva por meio de um simulador de voo em helicóptero, que encantou principalmente as crianças.

Dezenas de visitantes estão aproveitando para prestigiar a mostra na Casa da Cultura

Fotos: Carolina Barreto

Acompanhando o grupo, a terapeuta ocupacional Regina Celi Valdez destacou a importância da mostra no calendário da cidade: “É sempre maravilhoso visitar a exposição sobre a aviação naval. Desta vez, conseguimos trazer um grupo de crianças que são assistidas pela clínica e todos ficaram encantados. Os militares cuidam de cada detalhe e sempre tem uma novidade”, afirmou.

Já a psicóloga Caroline A exposição “São Pedro da Aldeia – Morada da Aviação Naval” tem atraído dezenas de visitantes à Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro da cidade. A mostra celebra os 109 anos da Aviação Naval e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. A visitação é gratuita e segue aberta ao público até o dia 29 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Nesta quarta-feira (06/08), o espaço recebeu moradores aldeenses e um grupo de profissionais e assistidos de uma clínica particular que oferece terapias para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O ponto alto da visita foi a experiência imersiva por meio de um simulador de voo em helicóptero, que encantou principalmente as crianças.

A experiência imersiva por meio de um simulador de voo em helicóptero está fazendo sucesso
Foto: Carolina Barreto/SEMUC PMSPA

Acompanhando o grupo, a terapeuta ocupacional Regina Celi Valdez destacou a importância da mostra no calendário da cidade. “É sempre maravilhoso visitar a exposição sobre a aviação naval. Desta vez, conseguimos trazer um grupo de crianças que são assistidas pela clínica e todos ficaram encantados. Os militares cuidam de cada detalhe e sempre tem uma novidade”, afirmou.

Já a psicóloga Caroline Siqueira participou da exposição pela primeira vez e se emocionou com a reação de Pedro, de 7 anos, seu paciente. “Ver a reação dele foi emocionante. Trabalho, principalmente, com crianças autistas e trazê-lo à exposição é um convite a incentivar a liberdade, trabalhar o tempo de espera, a experimentar interações e praticar habilidades sociais, além de aproximar pessoas que não têm como ir à Base a estar próximo ao ambiente militar”, explicou.

Desde 2019 à frente da montagem e curadoria da exposição, o supervisor do Museu da Aviação Naval, Sargento Thiago Silva Pessanha, comentou sobre a evolução da mostra ao longo dos anos. “No primeiro ano tivemos uma apresentação mais estática, depois implementamos apresentações por militares aos civis, no último ano incluímos a tecnologia a nosso favor e apresentamos, de forma inovadora, o óculos de realidade virtual. A cada ano pensamos em algo novo com base também nas sugestões e elogios que recebemos de cada visitante. Gostaria de agradecer a todos os militares do Museu da Aviação Naval, pelo empenho e dedicação, para tornar essa exposição o mais inovadora possível”, destacou.

Fotos: Thiago Ruivaco/SEMUC PMSPA

A abertura oficial aconteceu na noite da última segunda-feira (04/08) e contou com a presença de autoridades civis e militares. Participaram do evento o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a diretora da pasta e curadora da Casa da Cultura, Giselle Ruiz Lima, o comandante da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Alexandre Veras, os vereadores Jean Pierre Borges e Paulo Santana, além do pesquisador Geraldo Ferreira. A noite foi marcada também por uma apresentação musical com clássicos da MPB interpretados pelo Suboficial Herik Souza, em um momento que reafirmou a ligação histórica entre São Pedro da Aldeia e a Marinha do Brasil.

O secretário Thiago Marques celebrou o sucesso da mostra e o fortalecimento da parceria. “É uma grande satisfação receber, pelo quarto ano consecutivo, a exposição na Casa da Cultura. As relações com a Marinha têm sido sempre muito satisfatórias, e isso é sinal de sucesso, pois os moradores aldeenses e também das cidades vizinhas fazem questão de prestigiar essa iniciativa que valoriza a nossa história e cultura”, afirmou.

O Contra-Almirante Alexandre Veras também falou sobre o impacto da exposição. “A Aviação Naval é motivo de orgulho para a Marinha do Brasil. Por meio de exposições como esta, reforçamos o nosso compromisso com a preservação da memória aeronaval e com a aproximação junto à sociedade. Ao proporcionar experiências imersivas e interativas, queremos inspirar as novas gerações, mostrar a importância da atuação de nossos aviadores e valorizar os profissionais que diariamente contribuem para a defesa da Pátria”, disse.

Fotos: Thiago Ruivaco/SEMUC PMSPA

A mostra reúne peças do acervo do Museu da Aviação Naval, painéis ilustrados, maquetes de aeronaves, motores, manequins com trajes de voo, totem com museu virtual e muito mais. Uma das novidades é a maquete em tamanho real da aeronave não tripulada ScanEagle (drone).

Além da parte expositiva, os visitantes podem vivenciar uma experiência imersiva por meio de um simulador de voo em helicóptero. Com uso de óculos de realidade virtual, o público é transportado para dentro da cabine de um helicóptero Super Cougar, nos momentos mais sensíveis de um voo: decolagem e pouso. A simulação inclui o áudio com a fraseologia padrão de comunicação entre piloto e torre de controle. Outra novidade desta edição é a projeção da torre de controle de tráfego aéreo, permitindo ao visitante entender o processo necessário para uma aeronave receber autorização de voo com segurança.

A exposição também destaca as diversas atividades desempenhadas pela Marinha, especialmente nas operações de busca e resgate de náufragos, e é apresentada sob o lema “Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos está localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro de São Pedro da Aldeia.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui