Exposições na Casa da Cultura entram no roteiro turístico de São Pedro da Aldeia

Agentes de viagens conheceram a mostra de pinturas “Ponto de Fuga”, em exposição atualmente, durante visita técnica ao município
Foto: Bruninho Volotão

A exposição “Ponto de Fuga” entrou na mira do segmento turístico em São Pedro da Aldeia. Nesta quarta-feira (23), a mostra de pinturas, em cartaz na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, recebeu a visita das agentes de viagens Fabiane Freitas e Verônica Benite, sob a condução da turismóloga do município, Kátia Santos. A visita técnica faz parte das estratégias implementadas pela Secretaria Adjunta de Turismo para divulgar os atrativos turísticos do município aos empresários e empreendedores locais.

A turismóloga Kátia Santos conduziu a visita técnica na Casa da Cultura
Bruninho Volotão

Na oportunidade, as profissionais do setor de turismo puderam conversar e conhecer de perto o trabalho do artista expositor, Paulo Jorge Santos. Toda as tardes o artista fica à disposição no espaço para recepcionar os visitantes. “Poder fazer parte desse roteiro turístico é fantástico. Atuei por muitos anos como funcionário público do município, lutando muito para promover a cidade, e agora, do outro lado, a luta continua a mesma. Fico muito feliz de poder contribuir trazendo algo positivo para o município”, destacou o artista plástico, que assina parte das telas, ao lado de sua esposa e também artista, Rose Athayde.

O artista expositor, Paulo Jorge, recepcionou o grupo de turismo
Foto: Bruninho Volotão

Durante a visita técnica na Casa da Cultura, as agentes de viagens puderam apreciar as obras de arte e conhecer um pouco sobre o processo criativo dos quadros, contado pelo próprio autor, bem como dados sobre o funcionamento, curiosidades e importância histórica do próprio prédio, que já foi sede da Prefeitura e da Câmara Municipal. Desde 1999, a Casa funciona como o centro de manifestações culturais do município. Este ano, a edificação completou 22 anos de criação.

Exposições na Casa da Cultura passaram a integrar o roteiro turístico
Foto: Bruninho Volotão

“A Casa da Cultura por si só, já é um patrimônio do município, mas ter a oportunidade de conferir de perto essa mostra foi um diferencial. A exposição está ótima. É surpreendente o número de telas e a qualidade das pinturas. Beleza, sensibilidade e técnica”, destacou a turismóloga, Kátia Santos. No local, o grupo também foi recepcionado pelo secretário adjunto de Cultura e pela diretora municipal de Cultura, Thiago Marques e Giselle Lima, respectivamente.

Durante a visita técnica, a turismóloga apresentou dados sobre a história, curiosidades e o funcionamento atual da Casa da Cultura
Foto: Bruninho Volotão

O roteiro de visitas técnicas incluiu, ainda, dentre outros pontos turísticos, o Horto Escola Artesanal, a Orla Atlântica, a Praça Hermógenes Freire da Costa, o Centro Histórico e a Casa da Flor, um dos principais patrimônios artísticos e culturais da cidade. “Moro em São Pedro da Aldeia há dois anos e esta foi a primeira vez que fui à Casa da Cultura. Fiquei apaixonada pelo lugar. Conhecer esses destinos é fundamental para o nosso trabalho”, disse Fabiane Freitas, diretora da agência Bon Voyage.

Fabiane Freitas atua como agente de viagens no município
Bruninho Volotão

Segundo Kátia, a aproximação com proprietários e gerentes de agências de viagens, empresas e outros empreendimentos ligados ao setor turístico tem como proposta a troca de ideias e experiências. “Queremos conhecer os desafios e potencialidades de cada um para que, juntos, possamos trabalhar para transformar São Pedro da Aldeia em uma cidade melhor para todos, cidadãos e turistas”, afirmou.

Agentes de viagens conheceram o espaço e puderam conversar com o secretário de Cultura
Bruninho Volotão

Os empresários e empreendedores do setor turístico que tiverem interesse em participar de uma visitação técnica aos atrativos do município devem agendar o serviço previamente junto à Secretaria Adjunta de Turismo, através do e-mail setcel@pmspa.rj.gov.br.

Visitação

A exposição “Ponto de Fuga: Do isolamento à inspiração” pode ser visitada gratuitamente na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para evitar aglomerações, a entrada é restrita a um número limitado de pessoas, mediante uso obrigatório de máscara de proteção facial. Ao todo, 40 pinturas em tinta acrílica e óleo compõem a mostra, idealizada com o objetivo de propor uma reflexão acerca da arte como ferramenta terapêutica durante a pandemia. Os quadros retratam temas diversos, como paisagens naturais, cenários urbanos, natureza morta, marinhas e retratos. As pinturas também estão disponíveis para compra.

Exposição continua aberta à visitação
Bruninho Volotão

Moradores do Centro da cidade, o casal Willians Ribeiro e Vera Lúcia Ribeiro aproveitou para adquirir a obra “Rio das Garças”, produzida por Rose Athayde. “Ficamos encantados com a exposição. Gostamos muito dos quadros, principalmente das paisagens naturais, que resolvemos comprar uma tela. Com certeza, ter um espaço como esse na cidade, que possibilita o contato direto com o artista, é muito importante. É o que São Pedro da Aldeia precisa”, destacou Vera.

Casal de moradores adquiriu um dos quadros da exposição