Search

Fábio do Pastel recebe representantes de pais de alunos e esclarece questões sobre a Educação

Equipe municipal apresentou extratos demonstrativos sobre verba destinada à merenda escolar

A gestão municipal de São Pedro da Aldeia recebeu mães de alunos nesta segunda-feira (7) para esclarecer questões relacionadas à educação. O governo deu transparência aos dados da verba federal recebida para a merenda escolar, além de responder aos questionamentos levantados pelas representantes dos responsáveis dos estudantes da rede de ensino aldeense. Na ocasião, foi apresentado o extrato especificado dos valores mencionados. O chefe do executivo reforçou a importância de ouvir as demandas da população e marcou nova reunião com as mães sobre os tópicos colocados em pauta. 

“Estou aqui para ouvir a população e nosso objetivo é levar clareza e transparência das contas públicas para os moradores. Já participei de diversas reuniões com os profissionais da educação. Trabalhamos com pessoas e temos que fazer nosso trabalho muito bem feito. Estou aberto à conversa e disposto a prestar informações sobre os questionamentos que pais e mães tenham sobre a rede de ensino”, relatou Fábio do Pastel.

O secretário de Educação, Elias Valadão, conversou com as representantes dos alunos e apontou que trabalha para levar o ensino de qualidade à rede pública da cidade. “Estou todos os dias visitando as unidades, mesmo sem as aulas estarem acontecendo de forma presencial. É uma grande luta, mas estamos determinados a levar o ensino de qualidade às crianças e jovens aldeenses. Estamos concentrando nossos esforços em garantir a volta às aulas o quanto antes, já licitamos material para merenda, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Estamos também em processo de elaboração de novo processo seletivo para professores”, disse. 

O coordenador de Nutrição, Leonardo Arêdes, e o coordenador do Financeiro da Educação, Luis Henrique Martins esclareceram o cálculo dos valores integrais e como é feita a divisão da verba para os alunos. O valor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) atende aos 12.980 alunos matriculados na rede de ensino aldeense, de acordo com informações do último mapa estatístico. O PNAE repassa ao município o total de 114 mil por mês que, dividido ao número total de estudantes, resulta em uma média de R$ 10,78 mensal. Em valores diários, seria o equivalente a 49 centavos a cada aluno por dia letivo. 

A verba federal vem de forma especificada, em que ao menos 30% do valor recebido deve ser gasto com agricultura familiar. Foram apresentados extratos que comprovam que a verba federal está em conta e disponível para o retorno das aulas presenciais. Também foi ressaltado que a violação de pacotes de insumos configura ato infracional, que dificulta a divisão equitativa dos alimentos que são disponibilizados após licitação com fornecedores. 

Caso a projeção do calendário escolar que aponta o mês de agosto para o retorno presencial do ano letivo não se concretize, a Educação garante que irá comunicar à população sobre as decisões que forem tomadas em relação à verba do PNAE, garantindo transparência a todos aqueles que desejam o bem comum da comunidade escolar.

Também estiveram presentes o secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior, e o chefe de gabinete, Moisés Batista.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui