Fábio do Pastel retorna a Brasília com projeto Polo de Saúde e Qualidade de Vida aldeense

O novo polo destinado às pessoas com deficiência no município foi abordado no plenário da Câmara dos Deputados

O projeto Polo de Saúde e Qualidade de Vida de São Pedro da Aldeia foi apresentado no plenário da Câmara dos Deputados esta semana. Com o compromisso de reunir recursos para a implementação do polo na cidade, o prefeito Fábio do Pastel teve agenda cheia durante a visita a Brasília. Além de reuniões com autoridades federais, o município teve espaço no plenário da bancada estadual na Câmara dos Deputados. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde também acompanharam a visita à capital.

O planejamento contempla a elaboração de um Polo de Saúde, Qualidade de Vida e Educação para Pessoa com Deficiência (PCD) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O polo será integrado com a participação de diversos setores da cidade e tem como objetivo atender a toda a Baixada Litorânea com os módulos Centro Especializado de Reabilitação, Oficina Ortopédica e Piscina adaptada.

A gestão municipal afirma que estuda a implantação do Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC). O dispositivo da Atenção Domiciliar conta com o apoio de equipes multidisciplinares para atendimento, com um plano de cuidados voltados para pacientes com doenças crônicas com sequelas transitórias ou permanentes, além de acompanhamento dos cidadãos acamados com sequelas pós-covid.

Para o prefeito, Fábio do Pastel, a obra é de grande importância para o município. “Sempre pontuo que o objetivo da nossa gestão é trazer qualidade de vida para os cidadãos aldeenses e para isso estamos avançando em ações de acessibilidade. A vontade de ajudar o próximo é o que me move todos os dias. Estamos trabalhando com afinco para trazer cada vez mais melhorias para São Pedro da Aldeia”, reforçou.

Agenda em Brasília

Acompanhado pelo chefe de gabinete, Moisés Batista, pelo assessor especial Edmilson Bittencourt e pela equipe técnica do município, o prefeito Fábio do Pastel participou de uma série de reuniões, inclusive com a assessora especial da ministra Damares, Dra. Teresinha de Almeida Ramos Neves, na quarta-feira (10). O chefe do executivo aldeense destacou que o encontro foi produtivo. “A Dra. Teresinha nos recebeu muito bem e mostrou o passo a passo para avançarmos nas etapas de implementação desse projeto tão importante para a nossa cidade”, apontou Fábio.

O prefeito também esteve no gabinete do senador Romário, conhecido por defender causas ligadas à acessibilidade e ao autismo. O senador comprometeu-se em apoiar a captação de recursos para implementação do primeiro módulo do novo Polo de Saúde.

A diretora-técnica do atual Centro de Reabilitação aldeense, Fernanda Suzarte, apresentou o projeto na bancada do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados em Brasília na terça-feira (9). Esta é a segunda vez que o estudo para o Polo de Saúde e Qualidade de Vida é tema de sessão na capital.

O coordenador da Atenção Domiciliar, Junior Curcino, que tornou o Programa Melhor em Casa aldeense destaque nacional, também esteve presente nas reuniões sobre o projeto.

A equipe técnica também participou de encontros com o deputado federal, Gutenberg Reis e com a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados, a deputada Rejane Dias.