A véspera de Páscoa foi marcada por uma ampla programação cultural em São Pedro da Aldeia, no último sábado (08/04). Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a 6ª edição da Feira Cultural Itinerante levou uma série de atividades lúdicas, artísticas e recreativas para a Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, no Centro da cidade. O evento contou com feira de artesanato, animação infantil, concerto da Orquestra Sons da Aldeia, performances da Companhia de Teatro Municipal e apresentação do coral Vozes de Sião, da Igreja Presbiteriana do bairro São João.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, fez um balanço do evento. “Ficamos muito felizes em concluir mais uma edição de sucesso da Feira Cultural Itinerante e ver tantas famílias e crianças participando conosco. A nossa proposta foi unir a celebração religiosa da Páscoa e as atividades lúdicas, abrindo também espaço para o artesanato local. Agradeço a Igreja Presbiteriana do bairro São João, a nossa Cia de Teatro, a Orquestra, os artesãos e artistas convidados por abrilhantarem a nossa programação”, disse.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação PMSPA
A programação teve início com a tradicional feira de artesanato, que reuniu mais de 10 artesãs, entre empreendedoras do bairro, participantes do Curso de Fortalecimento do Artesanato Fluminense e integrantes da Casa do Artesão. Quem passou pela praça teve a oportunidade de conferir uma variedade de produtos decorativos, acessórios, lembrancinhas, bijuterias e utensílios, inclusive peças temáticas confeccionadas especialmente para a data, além da gastronomia artesanal.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação PMSPA
De São Gonçalo-RJ, Elaine Ferreira Fernandes esteve na praça acompanhada do filho, das irmãs e dos sobrinhos. “É a minha primeira vez em São Pedro da Aldeia e fiquei apaixonada, principalmente por ver essa valorização do artesanato, em um espaço público e de fácil acesso. Eu também sou artesã, então entendo a importância desse movimento. Isso, para mim, é um diferencial, porque na minha cidade a gente não vê essa motivação. Fora a variedade de produtos, de garrafas a bolsas, para todos os gostos. Achei maravilhoso, realmente nos surpreendeu”, disse.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação PMSPA
Artesã há mais de 20 anos em São Pedro da Aldeia, Patrícia Leopoldino, do bairro São João, levou uma amostra do seu trabalho feito com fios de malha e fibra de bananeira. “É a primeira vez que tenho a oportunidade de participar da Feira Cultural e adorei a experiência. Graças ao incentivo da Secretaria de Cultura com o curso do Artesanato Fluminense eu encontrei uma motivação para voltar a trabalhar e a me reconhecer como artesã. Para mim, é muito importante estar aqui e poder mostrar um pouquinho do meu trabalho. É uma porta aberta para nós, artesãos”, destacou.
Foto: Raíra Morena/Divulgação PMSPA
Programação infantil
Um dos destaques do evento foi a programação infantil preparada pela Secretaria Municipal de Cultura. Sob o comando da animadora cultural Renata Brito, as crianças puderam participar de uma série de atividades recreativas, pintura facial e brincadeiras, como a famosa caça aos ovos, com direito a distribuição de chocolate, que fez a alegria dos pequenos.
Fotos: Raíra Morena e Thiago/Divulgação PMSPA
As atividades atraíram dezenas de famílias, como a família Galdino, de Mogi das Cruzes-SP. Moradores há dois meses da cidade, o casal Leandro Henrique e Samira Galdino levou a filha Kyara, de cinco anos, e a avó Dulciléia, de 67, para curtir a programação cultural. “Temos nos surpreendido com os eventos da cidade. É a primeira vez que a gente participa dessa Feira Cultural e achei bem bacana, principalmente nessa parte da programação voltada para as crianças. Onde a gente morava não tinha eventos desse estilo, em um espaço como esse. Minha filha estava ansiosa para vir e adorou tudo”, comentou Samira.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação PMSPA
A criançada também pôde curtir duas sessões da encenação teatral “Uma História de Páscoa”, preparada especialmente pela Companhia de Teatro Municipal para a Feira Cultural, sob a instrução da coordenadora Anna Fernanda Corrêa. O espetáculo é uma adaptação a partir da obra homônima de Ana Maria Machado e abordou temas como amizade, respeito e o espírito de fraternidade e renovação da Páscoa.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação PMSPA
Do bairro Flexeira, o casal Antônio Giorgiano e Antônia Santos também fez questão de levar as filhas, as gêmeas Maria Heloísa e Ana Isabela, de quatro anos de idade. “Eu achei maravilhosa essa iniciativa, porque é um incentivo para as crianças e também reforça os valores da Páscoa. A gente sentia que faltavam eventos como esse, a cidade precisava muito. As minhas filhas ficaram encantadas com os coelhinhos e adoraram brincar”, contou a mãe.
Foto: Raíra Morena/Divulgação PMSPA
Encerrando o evento, o público pôde apreciar as apresentações do Concerto de Páscoa da Orquestra Sons da Aldeia e do Coral Vozes de Sião, da Igreja Presbiteriana do bairro São João. As performances musicais trouxeram a mensagem cristã, que celebra a ressurreição de Cristo e reforça os valores do amor, da esperança e da renovação da fé.
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA
Sob a regência do maestro Rafael Andrade de Souza, o coral Vozes de Sião, fundado há 40 anos na cidade, emocionou o público com a cantata “Jesus, O Vitorioso”. “Para nós é uma alegria participar dessa programação, porque a Páscoa é uma data muito significativa para nós, cristãos. Poder transmitir essa mensagem nessa festa tão bonita é muito importante. Parabéns à Secretaria de Cultura por essa iniciativa, por convidar e dar voz também às igrejas nessa data cristã”, destacou o reverendo Gutierres Gripp.
Conduzido pelo regente Jorge Rafael Goes, o concerto da Orquestra contou ainda com a participação especial dos cantores Donati Fogaça, Matheus Machado, Shilanar Costa, Vivia Máris e Sandro Moraes, com repertório de MPB e gospel nacional.
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA
Clique AQUI e confira a galeria de fotos do evento.