Feira do Livro e atividades culturais marcam o fim de semana em São Pedro da Aldeia

O último fim de semana foi de muita movimentação cultural na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro de São Pedro da Aldeia. Centenas de pessoas passaram pelo espaço para aproveitar as atrações oferecidas na Feira do Livro Double. O evento contou com venda de livros a preços populares, Festival de Contação de Histórias, concurso de Cosplay e K-pop, bate-papo literário com escritores locais e de diversas partes do país, apresentações de teatro, música e dança, além de exposição de pinturas e ciclo de palestras na Casa da Cultura.

Foto: Divulgação Literarte

A Feira do Livro Double foi uma realização da Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte) e contou com o apoio da Prefeitura. “Estamos muito felizes com o resultado da Feira do Livro na cidade. Foi um evento que agregou públicos de todas as faixas etárias, de crianças a idosos, e trouxe muito entretenimento e informação. A gente precisa, cada vez mais, fomentar eventos como esse para formarmos cidadãos críticos com autonomia para tomar suas decisões”, afirmou a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques.

Foto: Divulgação Literarte

Um dos destaques da Feira do Livro foi a realização do concurso de Cosplay e K-pop e do Festival de Contação de Histórias. A festa Geek atraiu mais de 70 jovens e adolescentes que passaram pela praça para curtir um dia totalmente dedicado à cultura nerd. Já o Festival contou com a participação de alunos de Iguaba Grande e de São Pedro da Aldeia, além de contadores de dentro e fora do Estado. Todas as crianças participantes receberam livros grátis.

Foto: Divulgação Literarte

“Tivemos a participação de cerca de 100 escritores de diversas partes do país e todos gostaram muito do evento, do ar bucólico da cidade. A maioria vendeu o que esperava. Acredito que no próximo ano a gente consiga estender a programação e fazer algumas melhorias logísticas. Agradeço o apoio das secretarias de Cultura, de Serviços Públicos e de Esportes e Lazer que foram ímpares na realização da Feira, sem eles nada disso aconteceria”, destacou a presidente da Literarte, Izabelle Valladares.

Foto: Divulgação Literarte

O Festival de Contação de Histórias premiou, em primeiro e segundo lugar na categoria infantil, as artistas Iara Lima, de Campos dos Goytacazes, e Jaqueline Brum, de Cabo Frio, respectivamente. Na categoria adulto, as vencedoras foram Cláudia Mury, de São Pedro da Aldeia, em primeiro lugar, e Eva Potiguar, do Rio Grande do Norte, que conquistou a segunda posição.

Foto: Divulgação Literarte

“Foi uma experiência nova e enriquecedora para mim, conheci outras contadoras de histórias e fiquei muito feliz em ter participado. O maior prêmio é tocar corações com as palavras. Ver os olhinhos de cada criança, interagindo com a história, não tem preço”, comentou a contadora de história, professora, escritora e produtora cultural, Jaqueline Brum.

Na Casa da Cultura, a programação contou com diversas palestras, abordando temas como aborto, feminismo, cultura e identidade negra, além da realização do primeiro Fórum Literarte Contra o Feminicídio, com a participação especial da desembargadora aposentada e ex-ministra de Direitos Humanos, Luislinda Valois.

Foto: Divulgação Literarte

O encerramento da Feira do Livro, no último domingo (08), foi marcado por café da manhã e lançamento da antologia “Vozes Femininas”. As atividades incluíram com sessão de autógrafos com a participação das autoras e sarau em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, também houve entrega do certificado “Prêmio Cidade de São Pedro da Aldeia de Literatura e de Artes” aos artistas aldeenses Flávio Rangel, Márcio Alexandre Simas e Edson Santos, entre outros artistas da região, que contribuíram com pinturas exclusivas para a exposição de artes plásticas “Em Ti Me Espelho: Mulher”.