Search

Festa de São Pedro reúne público para procissão marítima e terrestre

Barcos levaram turistas e fiéis que decidiram acompanhar a imagem do santo padroeiro pela Lagoa de Araruama

A procissão do santo padroeiro de São Pedro da Aldeia foi um sucesso. O evento religioso atraiu tanto fiéis quanto visitantes pela beleza da tradição. O Dia de São Pedro foi comemorado no domingo (29/06), data em que também se celebra o Dia do Pescador, profissão exercida pelo santo. A festa contou, ainda, com alvorada, santa missa e show da cantora Olívia Ferreira, com barraquinhas de doces e salgados típicos. 

A programação começou com alvorada, seguida pela santa missa celebrada em três horários pela manhã, incluindo uma benção às chaves e aos veículos. A procissão partiu da Capela de São Pedro, localizada na Praia da Pitória, no bairro Porto da Aldeia. Com o céu limpo e pouco vento, integrantes da igreja católica, turistas e pescadores se reuniram para levar a imagem de São Pedro até a Igreja Matriz Histórica, no Centro da cidade. 

Iraci Cardoso, moradora de São Pedro da Aldeia por mais de 30 anos, acompanhou a procissão terrestre pela primeira vez desde que se mudou para o Rio de Janeiro. Ela levou o filho, Anderson Cardoso, e a nora, Karollyne Martins, que não resistiram e mergulharam na tradição, só que com o trajeto marítimo. “O meu coração está transbordando de alegria de rever tantas amizades, de reviver esse momento tão maravilhoso. Antes, a gente tinha a Praineira, que vinha de Cabo Frio, e nós íamos com a Orquestra e todo o coral que nós tínhamos na Igreja da Matriz. Hoje, a gente vê a continuidade da nossa fé, do nosso testemunho de amor por Deus através de São Pedro. Esse lugar tão maravilhoso que é um paraíso, não só pela igreja, mas também pela recepção das pessoas que aqui moram, com ambiente de empatia”, destacou Iraci, emocionada.

Já Creuza Nogueira, morada da cidade há mais de 40 anos, não resistiu ao pedido do neto, João Reis, de seis anos, e foi de barco pela primeira vez para a procissão. “Primeira vez que fiz a procissão de barco e foi bem diferente, uma experiência muito boa.  A lagoa estava muito bonita. Meu netinho estava animado, falou: ‘vovó, quero ir de barco’, e acabamos conseguindo lugar. Foi muito bom, uma sensação como eu nunca senti antes”, contou. 

As festividades contaram com o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Serviços Públicos, Turismo, Governo e Segurança e Ordem Pública. “Oferecemos suporte no preparo e manutenção dos deques utilizados para o embarque e desembarque, além da limpeza e patrolamento da Avenida Pitória para a procissão terrestre. É uma sensação maravilhosa participar de algo tão tradicional e que atrai muitos turistas para nossa cidade”, apontou o secretário de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, que acompanhou o evento de perto.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui