Search

Festa do Peixe da Baleia “Da Lagoa ao Prato” agita o sábado (07) em São Pedro da Aldeia

Evento gastronômico apresentou pratos típicos da Laguna de Araruama e atrações musicais

A tradicional Festa do Peixe da Baleia agitou o sábado (07/12) em São Pedro da Aldeia, com a edição “Da Lagoa ao Prato”. O evento gastronômico apresentou pratos típicos da Laguna de Araruama, atrações musicais, assim como doces e artesanato local. O festejo foi realizado na Praça Dr. Roberto Marinho, às margens da Praia da Baleia, e atraiu moradores, turistas e visitantes. O prefeito, Fábio do Pastel, esteve presente acompanhando as celebrações.  

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Associação de Pescadores da Baleia, com apoio da Concessionária Prolagos e Marbela Distribuidora de Bebidas. O objetivo foi exaltar a culinária pesqueira aldeense. O cardápio contou com os mais variados pratos da culinária pesqueira. Tainha assada, isca de peixe frito, bobó de camarão, kibe de peixe, filé de peixe frito e o tradicional camarão frito com limão foram alguns dos itens disponíveis nos dias de festa. 

A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, comentou sobre o evento. “ A partir do ano passado a gente começou a reestruturar e reorganizar esse evento tão tradicional. Fizemos questão que fosse realizado com o pescado local e que fosse em conjunto com a Associação de Pescadores do bairro. A comunidade também abraçou a ideia e isso foi muito importante, porque nós sozinhos não conseguiríamos fazer uma festa tão bonita. Gostaria de agradecer a todos pela parceria e pelo carinho com a nossa Festa do Peixe”, disse. 

O primeiro dia de festejos foi aberto pela banda gospel Nisbah, que trouxe emoção e um momento de fé e adoração à Festa do Peixe. O grupo entoou os maiores sucessos da música gospel e cativou o público. 

“Estamos muito felizes em poder trazer o nosso som a esse evento tão tradicional que é a Festa do Peixe. Tocamos com o coração e acredito que atingimos muitas pessoas aqui. Gostaria de agradecer à Prefeitura por essa oportunidade. A palavra é gratidão”, disse o vocalista do grupo, João Vieira. 

A Festa do Peixe também garantiu a diversão das crianças presentes. O evento contou com uma apresentação teatral oferecida pela Prolagos, apoiadora da festa, com o objetivo de conscientizar os pequenos acerca da preservação ambiental. A peça “Prolaguito Pela Preservação das Águas Claras” atraiu também os adultos, que participaram e refletiram sobre o tema. 

O sábado (07/12) contou, ainda, com a animação do pagode e do “piseiro”, que contagiou o público presente com o show do grupo Os Amostradinhos. A vocalista, Carol, falou sobre o evento. “Foi muito bom poder cantar aqui e sentir a energia dessa galera contagiante que está presente hoje. A Festa do Peixe é um evento muito bacana, tradicional, e é gratificante ver o apoio da população com os moradores do bairro”, comentou. 

O morador do bairro Baleia e responsável por uma das barracas, Felipe, destacou a importância do evento para a comunidade local. “Sem sombra de dúvidas, a Festa do Peixe nos ajuda muito. Todo o pessoal que vive da pesca, que vive da lagoa, pode trabalhar e conseguir mais uma fonte de renda. Os pratos são todos produzidos com o nosso pescado, então não precisamos comprar de fora. Também atrai muitos turistas para a cidade, o que é muito bom”, finalizou. 

Seguindo com a programação do primeiro dia, o grupo Samba da Pesada envolveu o público com os maiores sucessos do samba e da música brasileira. A cantora, Paula Azevedo, comentou sobre mais uma participação no evento. “Estou muito feliz de poder trazer alegria a esse povo por mais um ano. Tocamos aqui no ano passado e agora voltamos para essa edição, foram momentos de muita felicidade. Nos sentimos em casa aqui na Festa do Peixe”, afirmou. 

Finalizando os shows do sábado (07/12), a dupla Gean Carlos e Rosângela assumiu o palco da Festa do Peixe e entoou os sucessos do forró e clássicos da música nacional. “Queremos agradecer à Prefeitura por essa oportunidade. Adoramos a Festa do Peixe e sempre marcamos presença como visitantes, mas agora pudemos marcar presença como atração e estamos muito felizes. É um evento muito bacana, que movimenta toda a região e mantém viva a tradição aldeense”, ressaltou a cantora Rosângela. 

O visitante Marcos Pereira veio de Niterói para curtir a Festa do Peixe. “É a primeira vez que venho a convite de um amigo, gostei bastante do evento e principalmente das comidas, achei muito legal essa iniciativa da Prefeitura e espero vir mais vezes”, falou. 

A Festa do Peixe da Baleia “Da Lagoa ao Prato” segue neste domingo (08/12), a partir das 12h, com mais atrações musicais e culinárias.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui