Search

“Festival do Esporte” movimenta orla da Praia do Centro

Evento de integração reuniu núcleos do projeto Aldeia em Movimento, da Secretaria de Esportes e Lazer
Foto Cleydson Alan/PMSPA

Céu azul, sol e muita atividade física: assim começou o sábado (07/12) na orla da Praia do Centro, em São Pedro da Aldeia. O evento “Festival do Esporte” foi o encerramento das aulas de 2024 do “Aldeia em Movimento” e proporcionou a integração entre os diversos núcleos do projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Alunos e instrutores de diversas modalidades e bairros se reuniram para um café da manhã coletivo.

O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, falou sobre a possibilidade dos alunos experimentarem modalidades diferentes das quais estão inscritos. “É uma satisfação enorme, na verdade. A gente conseguiu reunir os nossos alunos, de todas as modalidades, fazer um festival bacana, todo mundo confraternizando, compartilhando um café da manhã e experiências. Os alunos puderam experimentar outras modalidades, o que é muito importante, além de promover a integração social. Foi muito bacana, um evento leve, em que a galera está ali para confraternizar e comemorar todo o crescimento do esporte na cidade”, destacou.

Moradora do bairro Estação, Maria dos Santos Pinheiro, de 71 anos, levou a neta Manuela Pinheiro, de 8 anos, parceira nas atividades do Aldeia em Movimento, para aproveitar a confraternização. “O esporte é tudo na vida da pessoa e, sempre que dá, eu levo ela junto. Já tenho uns dois anos aqui no projeto e sinto muita melhora na minha vida. Antes, eu ficava muito parada, sentia muitas dores. Agora, faço o alongamento e a hidroginástica e está sendo muito bom para minha saúde”, relatou. Já a pequena Manuela, contou sua atividade favorita. “Minha preferida é a hidroginástica, porque tem como treinar na água e eu me divirto muito”, disse.

Os instrutores de Canoa Havaiana, Dudu Gimenes e Gilmar Marques, falaram um pouco sobre a experiência e sobre o esporte. “A canoa é sucesso sempre, chama a atenção e a galera gosta de participar. Além de ser uma experiência incrível, contato com a natureza e conhecer outras pessoas. A gente não está na canoa sozinho, tem sempre outro junto. Então, como esporte coletivo, a canoa realmente é um diferencial, com todo mundo seguindo o mesmo ritmo. Hoje, temos duas canoas e estamos buscando mais”, comentou Dudu. Já Gilmar, falou sobre o destaque da manhã. “O que está chamando a atenção é a grande procura, todo mundo está querendo remar. Todas as idades, principalmente os mais idosos, que estão gostando muito de participar. A canoa é muito boa por causa da interação, você está aí remando, está em comunicação”, apontou Gilmar Marques.

A aldeense Maria Francisca, moradora do bairro Alecrim, confirma a fala dos instrutores Dudu e Gilmar. Ela está inscrita nas aulas de Circuito Funcional, na Academia Popular e na Hidroginástica, mas não perdeu a oportunidade de experimentar a modalidade mais disputada da manhã: a Canoa Havaiana. “Fui animada para fazer canoa, fazer os exercícios com a dança e tudo que tinha. Já sou aluna há bastante tempo e estou amando. Sou super envolvida, nós gostamos de festa, de lanchinho, de ir para o final das provas das outras modalidades para torcer. E hoje é para todo mundo, está maravilhoso. Não sou aluna da canoa, ainda, mas já me apaixonei e vou tentar para 2025”, destacou Maria Francisca.

O evento contou com o empenho da equipe da Secretaria de Esportes e Lazer, que organizou toda a estrutura necessária, e também da Secretaria de Saúde, com uma ambulância de pronto-atendimento.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui