FNDE disponibiliza vagas para cursos sobre competências básicas e utilização de verba escolar

Mais cursos do Programa Formação Pela Escola (PFE) estão disponíveis em São Pedro da Aldeia. A ação, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), será destinada aos parceiros que exercem funções na execução, monitoramento, avaliação e prestação de contas dos programas educacionais financiados pelo FNDE. A pré-inscrição, poderá ser realizada até o dia 10 de dezembro, por meio do preenchimento de formulário em https://forms.gle/jQwpUkAErX2MBmRH6.
Após a pré-inscrição, o cursista deverá realizar a inscrição definitiva no curso com tutoria de interesse no site https://www.fnde.gov.br/ava.

As novas capacitações abrangem conhecimentos iniciais até a utilização da verba escolar. O curso de Competências Básicas irá abordar temas como o sentido das políticas públicas na área social, conhecimento das fontes de financiamento da educação básica com mecanismos para que a comunidade faça o acompanhamento e o controle social dos recursos destinados à educação.

Já a qualificação sobre Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), tem como objetivo aprofundar conhecimento dos princípios democráticos e a gestão participativa da escola pública, promovendo, inclusive, o controle social dos recursos públicos repassados aos estabelecimentos de ensino e as unidades de apoio educacional pelo PDDE. Ambas as capacitações possuem tutoria e carga horária de 60 horas distribuídas em 5 módulos.

Poderão se inscrever profissionais de educação da rede pública de ensino; técnicos; gestores públicos estaduais, municipais e escolares; membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação) que atuem no segmento da educação básica. As inscrições também ficam disponíveis para qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Para dúvidas ou mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Educação pelo e-mail programasfederais@semedspa.rj.gov.br .