Formação do Segundo Segmento promove encontro de encerramento do ano letivo

A Coordenadoria do Segundo Segmento do Ensino Fundamental de São Pedro da Aldeia realizou o último encontro de Coordenação e Formação de Língua Portuguesa do ano letivo de 2019. Realizada no Centro de Formação Continuada (CEFOR), a capacitação aconteceu com os professores da disciplina, do 6º ao 9º ano. Com o tema “Ressignificando o ensino de Língua Portuguesa, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Estratégias para a prática pedagógica”, o encontro foi conduzido pela coordenadora do setor, Cristina Braga.

Foto: Divulgação | SEMED

“Só tenho de agradecer a meus professores de Língua Portuguesa por tanto empenho, profissionalismo e criatividade. Foram oito encontros em que eles abraçaram as propostas apresentadas, construíram significativos momentos de reflexão e apresentaram atividades pedagógicas com estratégias relevantes e pertinentes. Parabenizo aos professores, eles contribuem para a construção de uma educação de excelência”, destacou Cristina Braga.

Foto: Lìlian Souza

Durante o encontro, foi feito o compartilhamento de atividades. Cada professor entregou a ficha de registro e apresentou um exercício de destaque que desenvolveu em sua unidade escolar com a temática do encontro do mês anterior. Também foi feito o acerto nas Propostas Curriculares de Língua Portuguesa e de Produção Textual.

Foto: Lìlian Souza

Para a professora de Língua Portuguesa da E. M. Antônio Vaz da Silva, Gizelle Fassini, foi enriquecedor participar da construção de uma nova proposta para o município. “Foi de grande valia mesmo, porque não esperava ter tamanho conhecimento neste ano. Foi um crescimento profissional magnífico; obtive sucesso, saímos um pouco do ensino engessado e fizemos algo mais lúdico. Foi um aprendizado gostoso e gratificante, pois consegui levar todas as propostas aplicadas para as minhas turmas. A Cristina Braga foi um exemplo, sua competência e carinho trouxeram para a gente propostas inovadoras, além do nosso crescimento intelectual. Tenho que agradecer muito ao município que nos proporcionou algo engrandecedor enquanto seres humanos, profissionais e responsáveis”, disse.

Foto: Lìlian Souza

A principal atividade do encontro foi “Pizza Literária – Sabores do Saber”. Os cursistas receberam uma embalagem de pizza de papelão e duas folhas coloridas. Eles foram instruídos a levarem um livro de sua preferência para o curso.  Confeccionaram a tampa da embalagem com ilustrações sobre o livro, criaram um nome para pizza, alusivo à obra, e construíram as oito fatias com informações sobre a obra, como, por exemplo, personagens, tempo, espaço, foco narrativo, introdução, desfecho, enredo e autor, entre outros. Concluindo a atividade, cada um apresentou sua pizza aos colegas de curso, encerrando o encontro.

Foto: Lìlian Souza

A professora de Língua Portuguesa da Escola M. Profª Miriam Alves, Adriana Soares, falou sobre a atividade. “O exercício foi legal, pois podemos trabalhar a questão da parte literária com algumas pessoas que não gostam de ler.  Construir uma pizza é motivador e os alunos vão achar bem interessante a ideia, além de ajudá-los a ler, trabalhamos brincando ao mesmo tempo”, comentou.

Foto: Divulgação | SEMED

“A BNCC indica, no campo artístico-literário, o contato com as manifestações artísticas e produções culturais em geral e com a arte literária em especial, oferecendo as condições para que eles possam compreendê-las de maneira significativa e gradativamente crítica. A atividade da pizza literária possibilitou o desenvolvimento das práticas relativas à leitura, à compreensão, à produção de texto e à exposição oral”, explicou a coordenadora Cristina Braga.

Foto: Divulgação | SEMED

A Coordenação do Segundo Segmento é organizada por áreas, com suas respectivas coordenações nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Educação Artística e Educação Física, que realizaram seus encontros de coordenação e formação todos os meses. As outras disciplinas também encerraram suas formações em novembro.

Foto: Lìlian Souza

Os encontros de professores do mesmo componente curricular, mediados pelo coordenador da área, tiveram o objetivo de promover a interação e o compartilhamento de propostas e atividades pedagógicas, além de divulgar informes pertinentes ao funcionamento do segmento, possibilitar a conclusão da Proposta Curricular 2019, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular, e propiciar momentos de reflexão sobre o ensino do componente curricular.