Governo de São Pedro da Aldeia recebe parecer favorável do TCE-RJ às contas de 2018

O governo de São Pedro da Aldeia recebeu parecer prévio favorável à aprovação das contas do ano de 2018, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Na Região dos Lagos, apenas dois municípios tiveram seus relatórios aprovados por unanimidade em sessão plenária. Sob a gestão do prefeito Cláudio Chumbinho, o Executivo aldeense alcançou a marca de 22,44% em investimentos para a Saúde e 25,08% em Educação, respeitando os limites mínimos para aplicação dos valores oriundos de impostos. O parecer seguirá para o Poder Legislativo para a apreciação final das contas.

Responsável por relatar as contas da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, a conselheira Marianna Willeman destacou que o governo recuperou o resultado financeiro de 2017, que teve déficit de R$ 46.515.176,92. Em 2018, foi registrado um superávit de R$ 819.730,68.

“Fico feliz com essa aprovação porque mostra que o meu governo age com transparência, com responsabilidade, respeito às leis e comprometimento com a boa utilização dos recursos públicos. Mesmo com toda a crise no país, fechamos 2018 com um superávit. Assumi uma cidade com dívidas de governos anteriores, que até hoje estamos pagando e quero zerar esse déficit. Tenho me empenhado muito na área do desenvolvimento econômico; o meu desejo é trazer estabilidade para o nosso município e deixar um legado positivo para as próximas gestões”, declarou o prefeito Cláudio Chumbinho.

Foto: Renato Fulgoni

Vale lembrar que, em 2019, São Pedro da Aldeia também foi certificada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro com o maior percentual da Região dos Lagos no Índice de Transparência e Acesso à Informação (ITAI). Com 80,31% de aprovação, o município se destacou na aplicação da Lei de Acesso a Informação em requisitos como acessibilidade, conteúdo e atualização de informações, ocupando a segunda posição do ranking em todo o Estado, à frente de cidades como Mesquita (80,19%) e Niterói (80,18%).