Search

Guarda Ambiental aldeense recebe cursos de qualificação e treinamentos práticos

Instruções visam ao aprimoramento do trabalho em terra e em corpos hídricos
Agentes da equipe responsável pelo setor marítimo foram habilitados, no último mês, a pilotar Embarcações de Transporte de Serviço Público. Foto: Divulgação/PMSPA

Agentes da Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia e servidores da Secretaria de Meio Ambiente têm participado de palestras e cursos de qualificação em diversas áreas de conhecimento. As instruções visam ao aprimoramento do trabalho em terra e em corpos hídricos, como no patrulhamento da Lagoa de Araruama. Durante esta semana, um grupo acompanhou uma série de treinamentos oferecidos pela Marinha do Brasil no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

As palestras na Base Aérea Naval (BAeNSPA) tiveram como temas a Educação Ambiental, a Segurança da Informação Digital, Cidade Limpa e Perigo Aviário. Também foi oferecido, no pátio do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), o treinamento operacional de Combate a Incêndio Florestal. O objetivo é que o conhecimento técnico oferecido pelos militares contribua com a atuação dos servidores na rotina de ações que desempenham na cidade.

Durante esta semana, o município também ofereceu orientações por meio de aulas ministradas no espaço Cine. Elas tiveram como temas o uso do decibelímetro, aparelho que mede a intensidade sonora, e a Legislação Ambiental vigente. 

A Secretária de Meio Ambiente, Raquel Trevizam, ressaltou a importância da qualificação dos agentes. “É essencial que os servidores passem por treinamentos periodicamente. Estamos nos aproximando de um período em que o fluxo de pessoas na região aumenta. Consequentemente, o número de ocorrências envolvendo questões ambientais que exigem a intervenção e profissionalismo dos nossos guardas também tende a aumentar”, disse.  

Os agentes da equipe responsável pelo setor marítimo foram habilitados, no último mês, a pilotar Embarcações de Transporte de Serviço Público. O curso foi ministrado pela Delegacia da Capitania dos Portos de Cabo Frio entre os dias 20 e 24 de setembro e formou Guardas Ambientais também de outros municípios. Foram realizadas aulas teóricas, práticas e exame final. 

Foto: Divulgação/PMSPA

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui