A Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia intensificou a fiscalização na área do Monte Celeste, localizado no bairro São João. O local integra o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica e está recebendo uma ação de reflorestamento por meio de uma medida compensatória com a empresa do ramo de construções, BRZ Empreendimentos. A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca recebeu denúncias de animais de grande porte, como gado e cavalos, pastando no local onde as mudas estão sendo plantadas.
A iniciativa é uma compensação pela construção de prédios, para neutralizar a emissão de carbono no município. A ação visa o reflorestamento de uma área de 34 mil m², o equivalente a três campos de futebol e meio. O plantio de 4 mil e 500 mudas já começou no Monte Celeste, dando continuidade à ação de plantio no Mirante do Poço Fundo, totalizando 5 mil mudas. A atividade conta, também, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Trabalho.

Além dos danos às mudas, a placa com as informações sobre o projeto de restauração florestal e detalhes do termo de compromisso foi quebrada. O cercado e o mourão feitos para protegerem o local de plantio, também foram danificados.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, reforça que conta com o apoio da população para ampliar a área verde do município. “O Parque Natural Municipal da Mata Atlântica é de suma importância para a nossa cidade. Contamos com a colaboração dos moradores, evitando soltar os animais naquela região”, declarou.