Guarda Ambiental recebe qualificação para manejo de répteis

Curso foi ministrado por profissionais do Instituto Vital Brazil em Saquarema
O dia a dia do trabalho da Guarda Ambiental envolve a captura de animais peçonhentos | Fotos: Divulgação/SEMMAB

Os agentes da Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia participaram de um curso a respeito do manejo de répteis nesta terça-feira (25). A qualificação foi ministrada pelo Instituto Vital Brazil junto à Prefeitura de Saquarema. Também participaram do treinamento profissionais de mais seis municípios.

O comandante da Guarda Ambiental, Thaian Carvalho, participou da qualificação e destacou o compartilhamento de experiências entre os agentes de diferentes municípios. “Esse curso teve como foco principal a apresentação dos animais peçonhentos de interesse médico, ou seja, animais que causam acidentes domésticos e possuem antídotos reconhecidos, como o caso de aranhas e cobras. Pudemos ver na prática as melhores formas de agir e conhecer as peculiaridades de cada animal. Vale destacar também o compartilhamento de conhecimentos obtido com a experiência dos guardas ambientais dos municípios vizinhos”, apontou.

A preocupação em manter a equipe atualizada foi destacada pelo secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira. “Esse treinamento foi extremamente importante porque o dia a dia do trabalho da Guarda Ambiental envolve a captura de animais peçonhentos. Com o curso, os agentes conferiram novas formas de lidar com essa captura com segurança, além de nos atualizarmos nos equipamentos necessários. Buscamos qualificar cada vez mais nossa equipe e isso vai agregar na rotina diária”, comentou.