Agentes da Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia realizaram o resgate de uma tartaruga que estava debilitada e com ferimentos no casco, na quinta-feira (14/08). O animal foi localizado na Praia do Centro, na altura da Avenida Pitória, após um morador acionar a equipe por meio do canal de atendimento via WhatsApp da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca. Após o resgate, a tartaruga foi imediatamente encaminhada ao Instituto BW, especializado no atendimento e recuperação de animais silvestres, onde recebe tratamento adequado.
De acordo com a equipe de resgate, a tartaruga estava presa a uma boia de barco com cordas, o que provocou lesões significativas. A suspeita é de que ela estivesse nessa condição há mais dias, o que contribuiu para o seu enfraquecimento. Para garantir a segurança do animal, os agentes contaram com o apoio de dois pescadores locais, que auxiliaram na captura.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, reforça a importância da colaboração popular em casos como este. “Caso identifique um animal silvestre ferido, não deixe de nos alertar. O contato imediato com a equipe da Guarda Ambiental pode fazer a diferença no sucesso do resgate e na preservação da fauna do nosso município”, apontou.
Denúncias relacionadas a animais silvestres, desmatamentos e outras questões ambientais podem ser feitas pelo número de WhatsApp da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, em (22) 99615-7755. É importante lembrar que o número recebe apenas mensagens de texto.