A orla de São Pedro da Aldeia ganhará mais uma atração turística em homenagem à Aviação Naval Brasileira. Nesta sexta-feira (16/06), foi realizada uma operação especial para instalar, de forma estática e permanente, o helicóptero de modelo Sikorsky SH-3 Seaking às margens da Rodovia RJ-140, ao lado do letreiro “Eu amo São Pedro da Aldeia”. A ação mobilizou agentes da Prefeitura aldeense e militares da Marinha do Brasil.
O prefeito Fábio do Pastel acompanhou de perto toda a operação, ao lado do Comandante da Força Aeronaval, Vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, o Chefe de Estado Maior do Comando da Força Aeronaval, Capitão de Mar e Guerra (fuzileiro naval) Jonathan, e do Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, o Capitão de Mar e Guerra Diogo Melo.
O procedimento iniciou na quinta-feira (15/06), às 23h40, com a saída do helicóptero da Base Aérea Naval (BAeNSPA) e continuou durante a manhã desta sexta-feira (16/06). Trechos das Rodovias RJ-106 e RJ-140 foram interditados temporariamente para o transporte. A Secretaria de Serviços Públicos é a responsável pela construção do pedestal onde o helicóptero está exposto.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Comando da Força Aeronaval, da Marinha do Brasil.
Também estiveram presentes o secretário de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, e o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, o chefe de gabinete, Moisés Batista, além de agentes da Guarda Civil Municipal.
Fabricados pela empresa Sikorsky no final dos anos 50, o modelo SH-3 Seaking chegou ao país em abril de 1970 e operou até 2012. Desde 2014, foi incorporado ao acervo do Museu Aeroespacial. Em São Pedro da Aldeia, o modelo ficou exposto no estacionamento da Escola Almirante Carneiro Ribeiro, localizada no bairro Estação.