A terça-feira (12/08) foi especial para as alunas do programa “Pronatec Mulheres Mil”, que conta com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Em uma cerimônia marcada pela emoção e sensação de dever cumprido, 20 alunas concluíram o curso de auxiliar administrativo, realizado na Faetec aldeense. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Secretaria de Estado da Mulher.



A diretora do Departamento de Direitos Humanos, Fernanda Costa, representou a secretária Aline Manhães e falou ao público presente. “Estou muito feliz porque todas que iniciaram o curso conseguiram concluir com sucesso. É muito gratificante ver vocês se formando hoje e eu espero que tenham absorvido tudo que aprenderam aqui. Gostaria de falar para vocês que isso aqui foi só um degrau e que não há um limite, não há um último degrau. Por isso, é importante termos forças para continuar”, afirmou.

O curso, que teve duração de 40 dias, foi iniciado em 02 de junho. A pedagoga e representante do Pronatec Mulheres Mil, Luciana Avelino, destacou a importância do momento. “É gratificante, porque são mulheres que vieram de situações de vulnerabilidade social. Este é um programa que também é abraçado pela Prefeitura e isso tem um engajamento bacana, em parceria também com a FAETEC, que nos recebeu de braços abertos. É um resultado muito positivo”, declarou.
Durante a entrega dos certificados, cada aluna compartilhou um pouco de sua trajetória. Como forma de agradecimento e homenagem, as estudantes também confeccionaram cartazes com desenhos da instrutora Eliane Araújo.
Entre os depoimentos, esteve o de Ester Andressa, operadora de caixa e moradora do bairro Porto da Aldeia. Bastante emocionada, ela relembrou sua jornada. “Esse curso foi indicação da Patrulha Maria da Penha, devido a uma situação que eu passei. É a segunda vez que participo de um curso, só que, desta vez, a importância foi diferente. Aprendi muito e é algo que irei levar comigo, sou operadora de caixa, mas é o meu último ano e quero levar para frente tudo o que aprendi”, comentou.
A instrutora do curso, Eliane Araújo, agradeceu ao apoio da Prefeitura aldeense e da Faetec. “Este foi um curso diferente, composto por diferentes histórias e emoções. O apoio da Prefeitura e da Faetec foram excelentes, sempre tive acesso aos materiais e no que eu precisei”, pontuou.
A coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana de Oliveira, a assistente administrativo, Eliane Brasil, e o co-gestor da FAETEC, Carlos Eduardo, também estiveram presentes na cerimônia.