Horto Escola promove atividades de educação ambiental com alunos do 1º ano

Na quarta-feira (02), o Horto Escola Artesanal recebeu a visita de 22 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Clubinho da Criança, localizado no bairro Vinhateiro. Durante o passeio educativo, as crianças participaram de atividades práticas de plantio e confecção de vaso em garrafa pet, percorreram as estufas agrícolas, conheceram os diferentes tipos de plantas e aprenderam a importância da alimentação saudável. A visitação foi guiada pelo técnico agrícola, biólogo e secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu.

“Falamos muito sobre os tipos de plantas, como se desenvolvem, as formas de reprodução e as chamadas PANCs, Plantas Alimentícias Não Convencionais. Fizemos uma visitação ao horto e as crianças puderam ver de perto as espécies, como ora-pro-nóbis, bertalha, azedinha, arnica, capim limão e erva cidreira. Fizemos também uma demonstração de como fazer o aproveitamento de garrafa pet para criar vasos de planta. A ideia foi fazer com que os alunos pudessem ter essa vivência fora de sala de aula e a experiência de mexer com a terra”, disse.

Durante a visitação, as crianças puderam colher pitanga direto do pé, experimentaram o fruto e fizeram, ainda, o plantio da semente. Na cozinha do Horto Escola, a turma teve a oportunidade de degustar chá de hibisco com cavalinha e suco de abacaxi com hortelã. Ao final, os alunos levaram para casa uma muda e a escola também foi contemplada com um conjunto de plantas medicinais.

“Fazer a visita ao Horto levou os nossos alunos a despertar a consciência sustentável sobre as plantas e como também estamos trabalhando a alimentação saudável, a visita facilitou o aprendizado em sala de aula. Proporcionar atividades extraclasse amplia o conhecimento e aprender na prática é uma experiência vivida e jamais esquecida. O tio Dimas foi muito atencioso e a alegria das crianças foi total”, destacou a diretora da unidade escolar, Thuany Jovine.

A atividade contou, ainda, com o acompanhamento da professora Jaqueline Motta. As escolas da rede pública ou particular que tiverem interesse em visitas guiadas, palestras ou atividades educativas no horto municipal podem fazer uma solicitação de agendamento junto à secretaria da unidade, que fica localizada na Rodovia Amaral Peixoto, a RJ-106, km 107, no bairro Balneário das Conchas. O atendimento ao público é das 8h30 às 16h30.