A I Copa São Pedro de Jiu-Jitsu realizada entre equipes aldeenses atraiu centenas de fãs e amantes do esporte, movimentando o sábado (07/10) em São Pedro da Aldeia. A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, foi realizada na quadra poliesportiva da E.M Profª. Miriam Alves de Macedo Guimarães – Cívico-Militar, com os portões abertos ao público. Os confrontos aconteceram no modelo de chaveamento por categoria, de acordo com as regras da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e da Federação Brasileira Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF).
O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, destacou o sucesso da primeira edição do evento com equipes aldeenses. “A Copa foi muito proveitosa, com uma excelente adesão das equipes da cidade, um quantitativo expressivo de atletas e ótimo nível técnico. Vimos um desenvolvimento do esporte bem feito pelas equipes, então só tenho a sentir gratidão e orgulho de realmente estar podendo dar essa oportunidade a todos. O jiu-jitsu é um esporte tradicional em nosso país, e também no município, e hoje pudemos perceber o quanto é importante na vida de muitas crianças e adolescentes”, falou.
Na abertura da competição, os pequenos atletas aldeenses de 3 a 7 anos entraram no tatame e arrancaram o grito das torcidas no Festival Infantil de Jiu-Jitsu. Apresentando um verdadeiro show de disciplina e espírito esportivo, os atletas mirins foram ovacionados pelo público, recebendo aplausos e medalhas da organização do evento ao final das lutas.
O professor Rogério Moura, da equipe Arm Jiu-Jitsu, falou sobre a importância da competição para os atletas aldeenses. “A gente só tem a agradecer à Prefeitura e à Secretaria de Esportes pela bela iniciativa. O Jiu-Jitsu é o esporte que mais cresce no Brasil. Em São Pedro da Aldeia, nós temos 12 academias e não tínhamos incentivo nenhum por parte do poder público, e, agora, no atual governo, passamos a ter. Nossos atletas precisam de eventos como esse, o fomento ao esporte só irá trazer bons frutos à nossa cidade”, disse.
As lutas no modelo de chaveamento para as categorias acima de 8 anos começaram logo em seguida. Crianças e adolescentes das equipes aldeenses entregaram tudo nos tatames e levaram as arquibancadas à loucura. Após os confrontos, os atletas receberam premiações em medalhas personalizadas da I Copa São Pedro de Jiu-Jitsu pela Secretaria de Esportes e Lazer.
Para Alisson José, pai dos jovens atletas João Pedro e Gabriel, o incentivo ao esporte por meio de competições organizadas pela prefeitura tem um poder de grande importância na educação de crianças e adolescentes. “Primeiramente, quero agradecer pela iniciativa da I Copa São Pedro de Jiu-Jitsu. É bem importante para as nossas crianças receberem esse incentivo do poder público, porque eles enxergam um caminho a ser trilhado no esporte desde pequenos. Está sendo um campeonato bastante organizado, a população participou em peso, queria parabenizar e mais uma vez agradecer”, finalizou.
Os confrontos entre os adultos faixa preta foram alguns dos momentos mais aguardados pelo público presente. Entre quedas, imobilizações e finalizações, os mestres da “arte suave”, um dos apelidos dados ao esporte pelos seus praticantes, esbanjaram um extenso repertório de técnica e versatilidade, arrancando aplausos das torcidas.
O atleta faixa preta e professor da equipe RBA, Revilis Barcelos, também destacou a importância do evento para toda a comunidade praticante de artes marciais do município. “Essa é realmente uma inovação. A gente não vê isso em outros lugares. Tivemos competições de luta casada no Fest Verão 2023, o que já foi algo muito bom. Agora, a Prefeitura segue inovando, fazendo esse espetáculo que está acontecendo aqui. Eu estou lesionado hoje, mas por ser dentro de casa, me inscrevi para motivar meus alunos, as crianças e a gente está podendo fazer a diferença na vida de cada um, na nossa cidade”, ressaltou.
Os atletas adultos de faixa azul, roxa e marrom também entraram nos tatames da I Copa São Pedro de Jiu-Jitsu e agitaram as arquibancadas.
Ao final da competição, a Secretaria de Esportes e Lazer premiou as três equipes que somaram a maior quantidade de atletas vencedores em todas as categorias. O pódio foi composto pelas equipes Jesus Ao Extremo, em terceiro lugar, RBA Jiu-Jitsu, em segundo, e a equipe Essence BJJ conquistou o primeiro lugar na classificação geral, sendo a grande campeã da I Copa São Pedro de Jiu-Jitsu.