A defesa dos direitos da mulher é mais do que uma pauta em São Pedro da Aldeia, é um compromisso do Governo Municipal. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou a II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres nesta sexta-feira (18/07). O evento foi realizado na sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges) e contou com a presença de autoridades municipais e de especialistas.

A secretária de Assistência Social, Aline Manhães, destacou a importância de manter a realização de encontros que abordem novas propostas para a atualização das políticas públicas. “A secretária de Assistência Social, Aline Manhães, destacou a importância de manter a realização de encontros que abordem novas propostas para a atualização das políticas públicas. “Estamos realizando uma conferência livre, reafirmando nosso compromisso contínuo com a efetivação das políticas públicas. Agradeço, de forma especial, a presença dos representantes do Legislativo Municipal, que têm acompanhado de perto esse processo. Ficamos muito felizes com essa parceria, pois sabemos que política pública não se constrói de forma isolada. É preciso o compromisso de todos: do Legislativo, do Executivo e, principalmente, da sociedade civil. Este espaço é fundamental para a construção coletiva e a deliberação de propostas que tornem nossas políticas mais eficazes e transformadoras”, apontou a secretária.
Responsável pela organização da conferência e coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana Oliveira ressaltou a importância do olhar diferenciado em prol dos direitos da mulher. Já a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Fernanda Costa, reforçou que o encontro é um espaço de escutas e de construção de mobilização, incluindo também os homens no processo de compreensão da realidade da mulher e o que é necessário para melhorar a qualidade de vida das mulheres no município.
A palestrante, Cátia Marins, abordou o tema “Avanços e Desafios para a Autonomia, Igualdade e Equidade de Gênero em Todos os Âmbitos”, assim como a temática “Acesso às Políticas Públicas com Participação Ativa das Mulheres na Saúde Integral, Trabalho e Autonomia Econômica”. Cátia falou sobre o momento. “Trouxe temáticas que nos permitem refletir o que sacode a sociedade hoje e como podemos melhorar a qualidade de vida com novas políticas. O que a gente pretende é que a mulher ocupe os espaços sociais de forma sustentável e não-violenta”, disse.


O encontro contou com a leitura e a aprovação do Regimento Interno, apresentação cultural e espaço aberto para perguntas e debates construtivos. Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos para debates dos eixos previamente selecionados e a elaboração de propostas, que serão encaminhadas para votação nas próximas conferências estadual e federal.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Jean Pierre, o presidente da Comissão de Direitos da Mulher, vereador Moisés Batista, e os vereadores Paulo Santana e Mislene Conceição participaram do evento.
Também marcaram presença servidores da SASDH, das Secretarias de Educação e de Saúde, assim como representantes dos equipamentos municipais. Representantes do Sebrae, Grupo Escoteiro de São Pedro da Aldeia (155⁰ Gespa), da ONG Amigas da Mama e da Amaspa também participaram das ações.
