A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar, promoveu o II Curso de Capacitação para Cuidadores. A ação teve como público-alvo familiares e responsáveis por pacientes acamados ou em tratamento domiciliar. O encontro aconteceu na unidade da Unopar, com o objetivo de fornecer instruções técnicas e práticas essenciais para um cuidado seguro e humanizado no ambiente doméstico.
A atividade, organizada pelas equipes dos programas Melhor em Casa e Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC), contou com a participação de cuidadores da rede municipal e foi conduzida pelos enfermeiros Edinei de Souza Junior e Thayná Felipe Almeida Jesus.



Durante o curso, os participantes receberam instruções sobre temas fundamentais para o cuidado domiciliar, incluindo a prevenção de broncoaspiração e o manuseio correto de sondas, técnicas de higiene e posicionamento no leito. Também foram abordadas a administração de medicamentos em situações comuns como hipertensão e hipoglicemia, a identificação de sinais de alerta para infarto, AVC e convulsões, além da execução da manobra de reanimação cardiopulmonar (RCP).
As orientações foram acompanhadas por simulações realísticas, que tornaram o aprendizado mais dinâmico e acessível, permitindo que os cuidadores pudessem praticar e tirar dúvidas com os profissionais da saúde. A iniciativa foi elogiada pelos participantes, que destacaram a importância da capacitação para o cuidado diário com seus entes queridos.


Segundo o diretor da Atenção Domiciliar, Junior Curcino, a capacitação é uma ferramenta valiosa de educação permanente. “Nosso objetivo é fortalecer o elo entre os profissionais e os cuidadores, promovendo autonomia e segurança nos atendimentos domiciliares, pois não cuidamos apenas de um paciente, mas sim do amor da vida de alguém. É gratificante ver o interesse e a dedicação de todos que participaram”, destacou.