II Encontro da Atenção Primária em Saúde reúne mais de 250 profissionais da saúde em São Pedro da Aldeia

O tema do encontro foi o resgate do papel da Atenção primária como protagonista do SUS

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia reuniu todas as equipes das unidades de saúde (UBS e ESF) do município para o II Encontro da Atenção Primária em Saúde (APS). O evento aconteceu na quarta-feira (17/01), no Centro, e contou com a participação de mais de 250 profissionais, além da secretária de Saúde, Maria Marcia Fontes.

A secretária executiva da Atenção Primária à Saúde, Jaqueline Tinoco, deu boas-vindas ao público. “Ao longo dos meus 20 anos dedicados à Atenção Primária, não me canso de ver a potencialidade que temos, enquanto primeiro nível do atendimento. Nós somos a porta de entrada do SUS, provemos acesso, somos os coordenadores do cuidado e ordenadores de uma rede múltipla, eis aí o tamanho da nossa importância e da nossa responsabilidade. Esse encontro foi pensado para vocês, que são os grandes protagonistas desse desafio, como um momento de troca de experiências e saberes, com objetivo de enriquecer o processo de trabalho”, afirmou.

O secretário adjunto da Média e Alta Complexidade, Marcelo Almeida Fonseca, também falou aos presentes. “Há muito o que se falar e o que agradecer a cada um de vocês da Atenção Primária à Saúde. Tenho 30 anos de profissão, sou médico, já participei de diversas gestões e encontrei aqui, em São Pedro da Aldeia, uma equipe maravilhosa, um motivo para não querer deixar de trabalhar. Embora eu seja da Média e Alta Complexidade, não posso deixar de reconhecer o valor da Atenção Primária, porque tudo começa e termina nos postos de saúde. Vocês são peças fundamentais, por isso quero agradecer a cada um de vocês pela força do trabalho, meu muito obrigado”, declarou.

Na ocasião, também comentaram sobre a importância do encontro o assistente da Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Regional (CIR), Anderson Pereira, a coordenadora municipal do Programa Saúde da Família, Regina Araújo, e a apoiadora regional dos Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) da Baixada Litorânea, Suely Osório.

A primeira palestra da programação foi ministrada pelo Mestre Rodrigo Figueira, com o tema “Conversando sobre o SUS e Atenção Primária à Saúde”. O momento destacou a necessidade da avaliação de dados e do georreferenciamento dos usuários do SUS como ferramenta estratégica para o atendimento.

Em seguida, aconteceu a apresentação de práticas exitosas da APS. Um dos destaques foi o Grupo de Convivência da Melhor Idade, no bairro São João, com o relato de experiências de um dispositivo grupal como instrumento de cuidados em saúde física e mental no território; o tema foi ministrado pela psicóloga do NASF, Nathalia Villas Cardoso Lamas. Já a nutricionista Evylen Garcia abordou a intersetorialidade do Programa Saúde na Escola como ferramenta do monitoramento dos índices de obesidade infantil.

A programação continuou com a palestra “Epidemiologia como instrumento de gestão e sua importância na tomada de decisão”, liderada pelo técnico em Vigilância em Saúde do município de Saquarema, Ricardo Marchini.

Um dos momentos mais emocionantes do dia foi a entrega das doações do projeto “Um toque de cuidado”, que aconteceu nas unidades de saúde e arrecadou cabelo, lenços e cartas. Todo material foi entregue à Silvia Andrade, responsável pela Associação Viva Vida Mulher, projeto que abraça mulheres com câncer em São Pedro da Aldeia.

Na oportunidade, foi feita a certificação dos profissionais que participaram da Oficina Educativa para Profissionais do Setor de Recepção das Unidades de Saúde e a premiação das UBS e ESFs que participaram do Programa Saúde na Escola em 2023. O II Encontro da APS foi encerrado com um sorteio de brindes e um momento de confraternização entre os participantes.