As águas da Lagoa de Araruama serão cenário de esporte e integração neste sábado (02/05), com a realização da III Regata TransAraruama. A programação começa às 8h, com concentração na Praça Hermógenes Freire da Costa (Praça das Águas), e largada prevista para as 10h. A competição é organizada pela Associação de Velejadores da Lagoa de Araruama (AVELA) e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretarias de Esportes e Lazer, de Turismo e de Segurança e Ordem Pública.
O torneio reúne mais de 30 categorias de embarcações à vela, além de modalidades como kitesurf, windsurf e wingfoil. A regata contará com mais de 10 barcos de apoio e duas ambulâncias. Os velejadores também receberão kit travessia e camisa oficial do evento.
Para o secretário de Turismo, Rodolfo Jotha, a iniciativa reforça a força turística de São Pedro da Aldeia. “A Regata TransAraruama fortalece diretamente o posicionamento de São Pedro da Aldeia como destino estratégico para o turismo esportivo e náutico. A Lagoa de Araruama é um ativo natural único e eventos como esse mostram, na prática, o potencial que temos para atrair visitantes, movimentar a economia local e valorizar a nossa identidade”, destacou.
O secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Ramos, também falou sobre a iniciativa. “A Transararuama é um evento que está sendo realizado pela terceira vez em nossa cidade, como ponto de largada. Nossa Secretaria, junto com a Secretaria de Turismo, de Segurança e Ordem Pública, está apoiando esse evento tão tradicional e com total característica da nossa cidade, por se tratar das condições do vento e da maior lagoa hipersalina do mundo”, comentou.
A Regata TransAraruama tem início na Praça Hermógenes Freire da Costa, no coração de São Pedro da Aldeia, e se estende até a Praia Seca, em Araruama, totalizando 17 milhas náuticas. A linha de chegada será na Praia das Virtudes, local com condições adequadas para a ancoragem e recepção das embarcações com segurança.
