Inscrições abertas para aulas de ballet e street dance em São Pedro da Aldeia

Atividades são oferecidas gratuitamente para crianças e adolescentes, como contrapartida da Lei Aldir Blanc

Estão abertas as inscrições para aulas gratuitas de ballet clássico, para alunos de 4 a 16 anos, e street dance, para adolescentes de 12 a 16 anos, residentes em São Pedro da Aldeia. As atividades são oferecidas pelo espaço Associação Cultural Afro Carioca (Carlos Eduardo Escola de Dança — CEED) como contrapartida da Lei Aldir Blanc. As inscrições ficarão abertas até o dia 29 de novembro na página da Secretaria Adjunta de Cultura (clique AQUI para acessar o formulário de inscrição).

As bolsas integrais têm duração de um ano e as aulas estão marcadas para começar no dia 1º de dezembro. As atividades serão ministradas duas vezes por semana na sede da escola de dança, localizada na Rua Emílio Antônio da Silva Lopes, nº 501, no bairro Estação.

A concessão das bolsas integrais para alunos de São Pedro da Aldeia faz parte da contrapartida da Lei Aldir Blanc, que determina que os espaços artísticos contemplados garantam a realização de programações gratuitas para a população, prioritariamente aos estudantes da rede pública. No município, a escola de dança foi um dos 48 espaços beneficiados com o subsídio do Governo Federal, via inciso 2.

Com mais de sete anos de atuação no cenário artístico de São Pedro da Aldeia, o espaço Carlos Eduardo Escola de Dança já formou dezenas de bailarinos, oportunizando o acesso de crianças, adolescentes e jovens ao universo da dança. Em 2019, através de uma parceria com a Pofahl’s Dance School na Flórida/EUA, o espaço chegou a levar quatro alunos de escolas públicas do município para cursos de intercâmbio e apresentações de dança com professores e coreógrafos renomados.

Foto: Divulgação/CEED

“Hoje, 60% dos nossos talentosos bailarinos são estudantes da rede municipal de São Pedro da Aldeia. Alguns deles ganharam destaque na região, como a Ana Lua que, em 2017, foi a primeira bailarina do município a competir nos Estados Unidos representando nossa cidade. Dois anos depois, nosso bailarino Maicon de Oliveira, da Escola Municipalizada Painera, foi contemplado com uma bolsa de estudos, também para os Estados Unidos. A chegada desse recurso da Lei Aldir Blanc, neste momento, foi fundamental não só para mantermos o espaço, mas também para fomentarmos a dança e darmos continuidade à descoberta de novos talentos aldeenses”, destacou Carlos Eduardo Oliveira, professor, bailarino e fundador do espaço.

Desde 2014, escola de dança atua na formação profissional de bailarinos e promove espetáculos em São Pedro da Aldeia e região
Foto:
Divulgação/Arquivo pessoal

Vale lembrar que, havendo maior número de inscrições do que a quantidade de vagas oferecidas, será considerada a ordem de inscrição. Os alunos que ficarem em lista de espera poderão assumir uma vaga, caso haja desistência. O resultado final, com a classificação geral e a listagem dos alunos inscritos, será divulgado posteriormente na página da Secretaria Adjunta de Cultura.