Inscrições de alunos para a Orquestra Sons da Aldeia começam nesta segunda-feira (23)

Ao todo, são 29 vagas divididas entre diferentes naipes e as inscrições são gratuitas

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia vai abrir 29 vagas para alunos que desejam fazer parte da Orquestra Sons da Aldeia. As inscrições começam nesta segunda-feira (23/10) e seguem até o dia 03 de novembro. As inscrições são gratuitas e os músicos interessados em se candidatar devem preencher a ficha de forma on-line, CLIQUE AQUI. Serão realizadas audições para diferentes naipes da orquestra.

Após o período de inscrições, a coordenação do projeto convocará os candidatos para as audições, que acontecerão em local a ser definido, quando apresentarão o repertório exigido para cada instrumento de acordo com o edital.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever para as audições os músicos com 12 anos ou mais, moradores de São Pedro da Aldeia, que possuam seu próprio instrumento (conforme a opção que escolher na inscrição) e que tenham conhecimentos básicos de música.

Somente serão admitidos a participar desta Seleção Pública os interessados que atenderem a todas as exigências do regulamento e nos seus anexos. (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR).

Como será feita a seleção

A Secretaria Municipal de Cultura convocará os inscritos, de acordo com cada categoria, para um teste de nivelamento por meio de audição, com objetivo de verificar os conhecimentos básicos de música do inscrito. É importante destacar que o teste de nivelamento não tem caráter classificatório ou eliminatório.

O teste de nivelamento será realizado em três partes. A primeira com apresentação de uma música ou um estudo de método do instrumento do candidato de livre escolha. A segunda com a execução de escalas maiores e menores à escolha da comissão. Para bateristas, será exigido execução de ritmos variados. E a terceira com a leitura de um pequeno trecho de música folclórica ou popular à primeira vista, de fácil execução. Para bateristas, leitura rítmica de ritmos variados.

Todos os candidatos serão avaliados pelos respectivos professores da área, que irão avaliar superficialmente questões básicas a destacar: embocadura, respiração, afinação, leitura, articulação e técnica.

Já a audição será feita em duas etapas: primeira, para os alunos inscritos até o dia 27 de outubro, que deverão se apresentar para audição no dia 08 de novembro. E, segunda, para os alunos inscritos até o dia 03 de novembro, que deverão se apresentar para audição no dia 09/11. Um edital será publicado com a relação dos alunos com o horário e local para cada dia de audição.

Como serão distribuídas as vagas

Flauta Transversal – 02 vagas

Clarinete em Sib – 03 vagas

Eufônio – 02 vagas