Com uma programação voltada ao cuidado, à escuta e à valorização da pessoa idosa, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu um evento especial em alusão ao “Junho Violeta”. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde reuniu profissionais, usuários dos serviços, representantes da rede de proteção e a comunidade para reforçar a conscientização sobre a prevenção da violência contra os idosos.
O encontro destacou a importância do respeito, da proteção e da garantia dos direitos da população idosa. A programação teve início com uma recepção aos participantes e autoridades, seguida de apresentações musicais que proporcionaram um ambiente acolhedor e de integração.
Entre os destaques da programação, a professora Tamara Guimarães conduziu um momento cultural com performances musicais. Já Andrea e GCM Rosana Andrade ministraram uma palestra sobre os diferentes tipos de violência que afetam a pessoa idosa, abordando formas de prevenção, identificação e denúncia.
A programação também contou com a participação da coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), Luciana Oliveira, que apresentou orientações sobre a rede municipal de proteção, os serviços de acolhimento e os canais de apoio disponíveis para a população.
Outro destaque foi a apresentação de dança coletiva conduzida pelo grupo “Inspira Dança”, promovendo interação, bem-estar e valorização da expressão corporal na terceira idade. O público também participou de uma roda de conversa sobre saúde mental e envelhecimento, mediada por Karen, Adriana e Jaqueline, que discutiram a importância dos cuidados emocionais e psicológicos ao longo da vida.


A secretária adjunta de Atenção Primária à Saúde, Jaqueline Tinoco, destacou a relevância de ações que promovam informação, respeito e inclusão para a população idosa. O encerramento contou com uma apresentação musical e uma mensagem de valorização da terceira idade, reforçando que envelhecer com dignidade é um direito de todos e uma responsabilidade coletiva.
O evento foi uma parceria entre o Ambulatório de Saúde Mental e a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa e contou com a colaboração das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Segurança e Ordem Pública, Cultura, Agricultura, Abastecimento e Trabalho e de Educação.
