Search

Mais de 230 alunos de São Pedro da Aldeia participam do PROERD

Iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura aldeense e a Polícia Militar

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro se uniram em mais uma edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Em 2025, mais de 230 alunos da rede municipal de ensino participam do curso, que tem como foco o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões seguras e saudáveis.

O programa está sendo ministrado nas unidades E. Mz. Pequiá (Rua do Fogo), E. Mz. Paulo Roberto Marinho (São Mateus) e E. M. Antonio Vaz da Silva (Recanto do Sol) por policiais militares devidamente capacitados. As aulas semanais são realizadas dentro do ambiente escolar, em turmas do 5º e 7º anos do Ensino Fundamental. 

Ao longo do curso, os estudantes são orientados sobre temas como prevenção ao uso de drogas, combate à violência, cidadania, valorização da vida, autocontrole e construção de relacionamentos saudáveis.

A secretária municipal de Educação, Danielle Corrêa, destacou a importância da iniciativa para a rede de ensino. “O Proerd nas escolas municipais de São Pedro da Aldeia reforça nosso compromisso com a formação cidadã dos nossos alunos, promovendo valores como respeito, responsabilidade e prevenção às drogas e à violência. Agradecemos a todos os envolvidos por contribuírem para um ambiente escolar mais seguro e consciente”, disse.

A atuação do PROERD no município reforça o compromisso da administração com a formação integral dos alunos, promovendo a cultura de paz e o fortalecimento de vínculos entre a escola, a família e a comunidade.

“O Proerd é um diferencial em nossas escolas. Além de fortalecer a parceria entre a polícia, a escola e a família, promove a cultura de paz e contribui para um ambiente escolar mais seguro e uma sociedade mais saudável”, comentou a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa.

As atividades do programa seguem em andamento nas escolas e contam com o acompanhamento das equipes pedagógicas, além do engajamento dos professores e responsáveis.

A diretora da E. Mz. Pequiá, Vera Lúcia Alvarenga, também falou sobre o projeto. “O PROERD  é uma iniciativa que tem deixado uma marca profunda na vida dos alunos da Escola Pequiá. Mais do que um programa de prevenção, ele é uma ferramenta de transformação social e pessoal, sem contar que os alunos amam”, afirmou.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui