Medalhista olímpica apresenta projeto que une o esporte à luta contra as drogas em São Pedro da Aldeia

Fernanda Venturini esteve com o corpo técnico da Prefeitura dialogando sobre o tema

A gestão municipal de São Pedro da Aldeia recebeu a medalhista olímpica, campeã mundial de vôlei e embaixadora do projeto “Juntos, Dizemos Não ao Crack e Outras Drogas”, Fernanda Venturini. Com o intuito de promover a prevenção ao uso de drogas usando o esporte como principal canal de conversa com os alunos da rede municipal de ensino, a iniciativa foi apresentada ao corpo técnico da Prefeitura nesta sexta-feira (19).

O prefeito, Fábio do Pastel, conversou com a equipe do projeto, composta também por Eveline Abdalla e o co-autor Vangi Souza. “Falo muito sobre a capacidade técnica e estou muito feliz com o envolvimento da nossa gestão nas questões sensíveis do município. Acredito que temos que colocar o coração em tudo o que fazemos. Hoje mesmo, estive em reunião com a Secretaria de Educação e conversamos sobre como é importante nos sensibilizarmos com todo o cenário que envolve as nossas crianças e os nossos jovens. Para isso, entendo que precisamos trabalhar em conjunto. O poder público precisa estar envolvido com a população para poder oferecer mais qualidade de vida”, relatou o prefeito.

Embaixadora do projeto, a atleta Fernanda Venturini falou sobre o orgulho que sente da iniciativa e destacou como é importante aliar um tema tão pesado como prevenção às drogas ao esporte, que viabiliza a vivência em sociedade, e ajuda a criança e o jovem a lidar com perdas e ganhos. “Me encantei com o projeto criado pelo Daniel Azulay e pelo Vangi Souza. Acho que tudo começa pela prevenção, temos que acreditar nas crianças, e chegar a elas desde cedo e o esporte é o aliado ideal. Quando a gente chega num município e encontra uma pessoa que entra na política para ajudar a população, é sempre uma realidade reconfortante. A cidade é linda, espero voltar mais vezes”, afirmou Fernanda.

O secretário adjunto de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos Gaspar, falou sobre a importância de oferecer um caminho de escolha aos jovens, além de integrar a família nesta prevenção. “Estamos falando aqui de inclusão social por meio do esporte, de dar opção de escolha aos jovens. Queremos trazer também a família junto à criança, uma inclusão completa para que a prevenção ao uso de entorpecentes seja efetiva”, apontou.

Parte importante do processo, a secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, ressalta que o tema é uma questão também de Saúde Pública. “O abuso de drogas é um caso de Saúde Pública, por isso, é muito interessante para nós fazer parte de ações efetivas de prevenção”.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Alves, participou da reunião e, em sua colocação, ressaltou os efeitos positivos que a prevenção ao uso de drogas garante na juventude. “Quando se realiza um trabalho preventivo desde a infância, dentro da escola, especialmente ligado a uma atividade prazerosa como o esporte, o impacto alivia o meu trabalho com esses futuros jovens”.

Representando a gestão em Saúde Mental no município, Rosemary Calazans relacionou a evasão escolar ao início do uso de drogas pelos jovens. “É justamente nesse período de evasão que acontece na adolescência, que o jovem começa a ter contato com as drogas. Se nós conseguirmos chegar antes disso nos alunos, dentro das escolas, estaremos diminuindo também o índice de violência, que está diretamente ligado à questão”.

O projeto “Juntos, Dizemos Não ao Crack e Outras Drogas” é elaborado em parceria com a editora Zit e oferece, além das cartilhas e materiais pedagógicos, capacitação aos profissionais de ensino.