Os moradores do Serviço de Residência Terapêutica de São Pedro da Aldeia participaram de uma atividade cultural no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. Eles foram acompanhados por cuidadores da equipe de referência da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, puderam assistir à apresentação de dança do Studio Liberart, em mais uma ação que integra o cotidiano da Residência com os equipamentos culturais do município.
A iniciativa é uma estratégia de fortalecimento do cuidado em liberdade, fomentando o acesso à cultura e à arte. Com ações rotineiras, a Prefeitura busca ampliar os espaços de circulação, promover encontros e, sobretudo, afirmar os moradores do Serviço como sujeitos de direitos, capazes de habitar a cidade e produzir vida.



Para a coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Antum, cada nova saída é uma oportunidade de experimentar o território como espaço de pertencimento e cidadania. “A produção de vida acontece justamente na possibilidade de estabelecer novas relações e de fortalecer laços com o território. A cultura é um desses laços mais potentes”, enfatizou.
A Secretaria de Saúde ressalta que a participação em atividades culturais é, também, uma forma de romper com o isolamento social e institucional, reafirmando o compromisso da política de saúde mental com a liberdade, a dignidade e a inclusão.