Os moradores do Serviço de Residência Terapêutica (SRT) de São Pedro da Aldeia participaram de uma atividade cultural no Circo Vostok. A ação contou com o acompanhamento da técnica de enfermagem, Tainara Cristina Ventura, e da cuidadora do serviço, Luiza Parett. A iniciativa fortalece o pertencimento à comunidade e a ocupação dos territórios da cidade como estratégia de cuidado em liberdade.
A iniciativa integra as ações da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, e reafirma a importância da circulação pela cidade como parte fundamental do processo de reabilitação psicossocial. O acesso a espaços culturais, de lazer e convivência amplia vínculos, promove autonomia e contribui para a construção de novos lugares sociais para pessoas em sofrimento psíquico.
A coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Nogueira Antum, comentou sobre o momento. “Mais do que um momento de lazer, a ida ao circo representa o exercício do direito à cidade, possibilitando vivências que, historicamente, foram negadas a essas pessoas em razão do isolamento e da institucionalização”, afirmou.

A iniciativa faz parte do compromisso da Prefeitura de São Pedro da Aldeia com a política de saúde mental antimanicomial, que tem como diretrizes fundamentais a promoção da vida, da autonomia e da inclusão social.
