O fim de semana foi marcado por um momento de integração e inclusão para os moradores do Serviço de Residência Terapêutica de São Pedro da Aldeia. Acompanhados por suas cuidadoras, eles participaram de uma sessão especial no Cine São Pedro, vivenciando uma experiência de lazer e sociabilidade. A iniciativa reforça o compromisso do município com o cuidado em liberdade e com a promoção da autonomia e do bem-estar dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial.
A iniciativa faz parte das ações territoriais do Serviço de Residência Terapêutica, que tem como objetivo principal ampliar a participação social das pessoas em processo de reabilitação psicossocial. O serviço trabalha para fortalecer vínculos e atuar diretamente na quebra de barreiras e estigmas que ainda cercam a saúde mental.



A coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Antum, destacou a importância da iniciativa. “Promover saídas tem sido uma potente ferramenta de inclusão social. Esses momentos permitem que os moradores se reconheçam como cidadãos de direitos, inseridos na vida cultural e comunitária da cidade”, comentou.
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de São Pedro da Aldeia tem como compromisso um modelo de cuidado em liberdade, que valoriza a autonomia e o protagonismo das pessoas em sofrimento psíquico, garantindo que elas possam desfrutar plenamente da vida comunitária e cultural do município.