Ainda mais lazer e cultura, assim tem sido as semanas dos moradores do Serviço de Residência Terapêutica (SRT) de São Pedro da Aldeia. Os profissionais da equipe acompanharam os residentes em uma sessão especial do documentário “Grande Otelo”, no Cine São Pedro. O serviço da Secretaria Municipal de Saúde segue empenhado em promover cada vez mais atividades culturais para os domiciliados.

A ação faz parte de uma proposta contínua de cuidado em liberdade e inclusão social, que valoriza a inserção dos moradores do SRT em espaços culturais e de lazer da cidade. “Mais do que um passeio, momentos como este promovem o acesso à cultura, fortalecem os vínculos com o território e contribuem para a construção da cidadania. O acesso à cultura também é cuidado em saúde mental. Participar da vida cultural da cidade amplia horizontes, mobiliza afetos e fortalece a autonomia dos moradores”, afirmou a coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Antum.

O documentário escolhido, “Grande Otelo”, retrata a trajetória de um dos mais importantes nomes da arte e da cultura brasileiras. É importante ressaltar que o cinema, a arte e os espaços públicos são utilizados como ferramentas potentes no processo de reabilitação psicossocial. As iniciativas reafirmam o compromisso com a atenção em saúde mental pautada nos princípios da reforma psiquiátrica e da inclusão.