A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou ações de prevenção e promoção à saúde com os usuários da UBS Mossoró, ESF São Mateus e UBS Poço Fundo durante o mês de agosto. A iniciativa foi realizada por meio dos setores de Vigilância em Saúde, Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs).
Durante as atividades, os aldeenses tiveram acesso à avaliação nutricional, verificação de glicose e pressão arterial, dentre outros serviços. Vale ressaltar que esses serviços já são realizados na rotina das Unidades Básicas de Saúde, nas Estratégias de Saúde da Família e em outros dispositivos da rede. No entanto, iniciativas como essas servem para destacar a importância do enfrentamento a doenças e agravos crônicos não transmissíveis, como a hipertensão, diabetes, cânceres e acidentes.
A Secretaria de Saúde ressalta que as ações contra as doenças crônicas devem acontecer de modo conjunto e que as práticas inadequadas de alimentação são um problema a se combater. Pequenas mudanças podem alcançar grandes resultados, como, por exemplo, eliminar ou diminuir o consumo de refrigerante a margarina no cotidiano, como sinaliza a nutricionista Camila Garcia.
São Pedro da Aldeia conta com o setor de Vigilância das Doenças e Agravos não Transmissíveis, responsável por um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento do padrão de ocorrência, tendência e mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde. A finalidade é recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), dos acidentes, das violências e de seus fatores de risco, além de estimular ações e estratégias que visem a promoção da saúde da população.