Pesquisar

Mulheres aldeenses participam de oficina sobre primeiros passos no empreendedorismo

Iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Governo do Estado

Com o objetivo de incentivar a autonomia financeira e o fortalecimento profissional das mulheres aldeenses, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove a oficina “Primeiros passos para o empreendedorismo”. A capacitação foi realizada na segunda-feira (27/10), fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Trabalho (SAGAT) e a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro. 

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, destacou a importância da formação. “Fico feliz em ver tantas mulheres interessadas em fazer este curso, ainda mais pelo mercado de trabalho que temos hoje em dia. Mesmo que este curso seja de um dia só, a carga de conhecimento que vocês adquirem hoje é muito valiosa”, afirmou. 

O encontro reuniu mulheres com idade a partir de 18 anos interessadas em desenvolver ou aprimorar seus próprios negócios. Durante a oficina, a assistente de projetos Thaís Mendes e a coordenadora Thayane Neves, ambas da Secretaria de Estado da Mulher, apresentaram o checklist Mulher + Empreendedora. O material abordou pontos importantes como definição de produto, identificação do público-alvo, precificação e controle financeiro, por meio de técnicas ensinadas pelo Sebrae. 

A chefe de divisão da SAGAT, Vanusa Arruda, reforçou o compromisso da pasta com a qualificação profissional. “Estabelecemos essa parceria com a Secretaria de Estado através dos fóruns de trabalho e elas são muito importantes para que as mulheres possam se abrir para mais ideias e oportunidades, tanto como empreendedora como para oportunidade de trabalho. O que pudermos fazer para ajudar na qualificação para o mercado de trabalho ou início de uma empresa, faremos”, destacou.

Participante da oficina, Dayane Ventura, moradora do bairro Balneário São Pedro e empreendedora há cinco anos no ramo de bolos caseiros, contou como a experiência foi enriquecedora. “Eu achei muito bacana, pois tive bastante conhecimento e eu estou muito feliz de ter participado desse momento junto com empreendedora, junto com outras mulheres. Tivemos conteúdos bastante enriquecedores”, disse. 

A assistente de projetos da Secretaria de Estado da Mulher, Thaís Mendes, foi a responsável por conduzir o curso. “Na oficina, conseguimos pensar de uma forma estratégica junto com a mulher, que muitas vezes não se vê como empreendedora, mas tem uma atividade de geração de renda. Dessa forma, a oficina Primeiros Passos tem essa didática, onde trazemos como ajuda, como estratégia, para ela ver que é um negócio e que, se gera renda, ela pode pensar melhor e alcançar cada vez mais evolução para o negócio dela”, pontuou. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui